22 de fevereiro de 2012

Pasta de Leite em Pó

Eu acho lindo os bolos com pasta americana, mas tenho que concordar que o sabor não é muito bom, por isso fiquei muito animada quando descobri a pasta de leite em pó.

Achei essa pasta mais pegajosa, mas não é difícil de trabalhar não, e depois que coloquei o corante parece que ficou mais maleável; exceto o corante preto que ficou "estranho", ficou boa para moldar, mas parecia que a massa soltava óleo nas mãos.

O sabor é daqueles docinhos de leite em pó, que segundo minhas primas, são bem carinhos; por isso elas ficaram muito contentes com os bolos, já que cada uma ganhou um, em semanas diferentes é claro!rss

O Bolo "medicina" eu fiz sozinha, já o Bolo "tudo junto e misturado" tive ajuda de minhas primas, que fizeram a maior bagunça com as "massinhas", entre uma moldada e outra um téquinho da massa era devorado!rss

Pasta de Leite em Pó

*essa quantidade de pasta deu para cobrir um bolo de 25 cm de diâmetro de +- 5 cm de altura, e para fazer todos os enfeites, inclusive as bolinhas do bolo medicina, que parecem brigadeiros. Mas abri a massa bem fina, pois não queria que ficasse muito enjoativo.

3 xícaras de chá de leite em pó peneirado
3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
Leite condensado até dar o ponto, usei 1 caixinha e mais um pouquinho de outra
Corantes - eu usei em gel e liquido

Misture o leite em pó com o açúcar e vá juntando o leite condensado aos poucos, comece misturando com um colher, depois misture com as mãos, sove a massa até dar o ponto. 
Depois coloque o corante e sove bem para que a cor fique uniforme.
Daí é só usar como se fosse a pasta americana. 

Eu fiz e usei em seguida, depois que o bolo estava pronto coloquei na geladeira e a massa foi endurecendo, ficando sequinha. Se você me perguntar se dá para fazer com antecipação, não sei te responder. Com a pasta americana eu já tive essa experiência, mas com essa de leite em pó não.

Nas fotos não dá para perceber, mas polvilhei um pózinho comestível brilhante sobre o bolo, ficou muito lindo tudo purpurinado ;)


A receita da pasta eu vi no Blog Cozinha Sem Drama
O bolo medicina copiei do Blog Pink Star Bolos, tem cada bolo lindo lá!

Beijinhos e até logo!

43 comentários:

  1. Receita linda e deve ser mto gostosa!!!
    Bjs

    http://pribertholo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Emília, amei esta receita...
    e os bolos ficaram lindos! bjs.

    ResponderExcluir
  3. Emília adorei estes bolinho, estão perfeitos.
    A única pasta com que trabalhei é a portuguesa e considero razoável.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Que bolos fofos, Emília! Tenho a receita desse doce de leite ninho mas nunca pensei em cobrir bolos! Ótima idéia porque concordo contigo, pasta americana é bem ruinzinho de comer mesmo! rss
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Os bolos ficam realmente muito atraentes mas eu acho que essas coberturas não são nada saudáveis e um monte de gente acaba só por comer o interior do bolo :)

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo Ameixinha, mas uma vez ou outra é bom comer "porcaria" rss

    ResponderExcluir
  7. Ficaram LINDOS esses bolos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Amiga adorei esta tua receita! Esta pasta vai-me dar um geitão pois por aqui nem sempre consigo arranjar a pasta americana! Muito obrigada pela partilha e, já agora, adorei os bolinhos, ficaram lindos!!
    Beijinhos carinhosos.

    ResponderExcluir
  9. Emília, que idéia maravilhosa
    eu adorei, logo porque tenho que fazer um bolo
    para o meu sobrinho esse fds! Obrigado por compartilhar.
    Bj.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga,

    Se vc usar o açúcar de confeiteiro impalpável, não vai ficar oleosa, pois ele contém amido.

    Bjsss

    Kátia Mesquita
    pedaco-de-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!! adoro suas receitas, ficou muito lindo, beijus.

    ResponderExcluir
  12. Oi Emília. Uau! Fantástico mesmo. Eu tb não sou muito fã daquela pasta americana. Essa parece ótima. E o bolo está lindo. Bjbj. Nil

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Emilia.
    Seu bolo ficou muito bonito.
    Beijos

    Áurea (Pink Star Bolos)

    ResponderExcluir
  14. Oi querida! Tem selinho pra vc lá no meu blog! Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Katia! Até pensei em usar o açúcar impalpavel, mas como a receita pedia a de confeiteiro fiquei com medo de mudar.
    Mas só ficou oleoso com o corante preto mesmo, com as outras cores não.
    Obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Oi Emília,
    Não conhecia essa pasta.Deve ser tambémmuito gostosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  17. Oi Emília eu já fiz esta massa e modelei alguns docinhos ,só que eu usei no lugar do leite condensado leite de coco light a massa não fica tão óleosa para trabalhar .Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. Que bom! Deve ficar mais gostoso de comer né, gostinho de coco e menos adocicado.
    Obrigada pela dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Que bom adorei as dicas ...E a receita vou experimentar .
    Bjs Neinha de Paty do Alferes

    ResponderExcluir
  20. Os itens em cima dos bolos foram modelados também com essa massa? É a mesma que você cobriu o bolo, como fica na consistência para modelar??? E que corante você usou?
    tcselva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,é a mesma massa, usei corante em gel.

      Excluir
  21. Definitivamente acho os bolos em pasta americana lindos, mas ela é horrível, toda pegajosa e de péssimo gosto, perco até a vontade de comer o bolo, ainda que seja delicioso; jamais como bolos de pasta americana....o que usar para substituir ela e ficar tão bonito quanto, ou não tem como????
    tcselva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Querida, a caixinha de leite condensado que você menciona na receita é de quantos ml????
    Me responde logo, queria testar e tô com essa dúvida!
    tcselva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma da lata, acho que é 391 ou 395 gr.

      Excluir
  23. Estava lendo alguns comentários e surgiu outra dúvida, usar açúcar de confeiteiro ou impalpável??? E agora? Quanto ao leite condensado ou de coco vou usar o condensado mesmo, pois sou das poucas que não gosta de coco. Queria muto fazer ele preto, usando corante, mas fiquei em dúvida pelo que você mencionou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei de confeiteiro, mas acho que dá certo com a impalpavel também, só não usei porque não encontrei no mercado.
      Eu fiz uma vez usando creme de leite no lugar do leite condensado, e não gostei da consistencia da pasta, prefiro usar o leite condensado mesmo.
      Sobre o corante, pode ter sido o corante que comprei. Apesar de ter ficado oleoso, deu para modelar e depois secou e ficou bom.

      Excluir
  24. Agradeço sua atenção, agora é comprar os itens e mãos à obra, depois falo dos resultados!
    ;)

    ResponderExcluir
  25. Amei passear pelo seu blog!
    Aguardo a sua visita no meu:
    http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br

    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. OLÁ ADOREI SEUS BOLOS, GOSTEI MUITO DE TRABALHAR COM PASTA DE LEITE É BEM MAIS FACIL O QUE A AMERICANA, O PROBLEMA É QUE NÃO CONSEGUI COLORIR A PASTA COM CORANTE EM GEL BRANCO VC PODE ME AJUDAR? OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, eu também não consegui rss. Coloquei o gel branco e não pegou, infelizmente não sei como deixar a pasta branca.

      Excluir
  27. Muito Obrigado pela receita..vou tentar fazer, pois como não tenho muita experiência a pasta americana é mais complicada..

    ResponderExcluir
  28. Muito Obrigado pela receita, como não tenho muita experiência a pasta americana é muito complicada..vou tentar fazer essa.

    ResponderExcluir
  29. Olá Emilia,
    Brevemente será o aniversário da minha princesa e ela gostava que o bolo fosse minnie, branco, preto e vermelho...As piores cores...lol.
    Gostaria de saber se teve dificuldade em conseguir essas cores, o preto está lindo e o vermelho bem forte.
    Só usou corante vermelho e preto, ou para conseguir essas cores juntou algumas gotas de outras?
    Tenho esta duvida porque como a massa é amarelada e nunca tentei tingir nem pasta americana com elas, com medo de ficar só rosa e cinza em vez de preto e vermelho, não sei como será com a pasta de leite.
    Já fiz a pasta de leite uma vez para ver, mas sem corante e achei-a meio molenga, mas não vou desistir.
    Ajude-me o mais rápido que poder...Agradeço-lhe muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o corante em gel a pasta fica bem colorida, pega a cor que é uma beleza. E não precisei misturar cores. Mas, a pasta não pega cor branca, tentei colorir de branco e ficou amarelado. Acho que com a pasta de leite em pó você não consegue a cor branca.

      Excluir
    2. Muito obrigada Emilia pela resposta tão rápida. Tinha mesmo muito receio de tingir o preto e o vermelho, o branco nem tanto, pois vi um video do Jean Leal que dizia que dava para tingir de branco, mas com muito corante, claro. Mas agora que me diz isso em relação ao branco...já sei que não vai ser fácil, ms vou tentar na mesma. Sem duvida que farei essa pasta maravilhosa, pasta americana é que não, o sabor não tem nada a ver. Muito obrigada mais uma vez e que Deus a abençoe. Um beiinhos desta que a segue de Portugal.

      Excluir
  30. Boa noite galera alguém pode me ajudar será q tem como fazer flores com pasta de leite? aguardo a resposta!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá galera será se tem como fazer flores com pasta de chocolate? aguardo a resposta!!! obrigada

    ResponderExcluir
  32. Adorei os bolos..ficaram lindos!!!
    Vou tentar fazer essa pasta :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Ola eu quero saber se verdade que o açucar de confeitero nao pode ter amindo de milho. eu acho muito dificil de acha na minha cidade.
    Eu amei essa receita mas ainda nao fiz.bjss

    ResponderExcluir
  34. Olá, nunca tinha feito um bolo decorado, mas ontem foi niver de meu filho que fez 5 anos e precisava fazer do homem aranha. Assisti vários vídeos e comprei tudo e inclusive os corantes em gel.Ficou lindo!!! Fiz as aranhas. Só pequei numa coisa: fiz apenas uma receita e o bolo era alto,como tive que dividir para fazer enfeites de preto e azul, nao consegui cobrir o bolo todo. Mas dei um jeitinho....fiz um falso chantilly e enfeitei todo o lado de azul...meu filho amou!!!! Obrigada pelas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  35. adoreii seu blog
    bjo

    http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos