28 de março de 2009

Bolo de Chocolate com Farinha Láctea


Estava com um pouco de farinha láctea que já estava por vencer, já tinha visto na net um bolo que usava a farinha, procurei e achei essa Aqui!
Comi quente e senti o sabor da farinha láctea bem acentuado, mas frio quase não é percebido.
O bolo fica muito fofo! Não sei onde errei na cobertura, pois a minha ficou cheia de pelotas brancas.
Bolo de Chocolate com Farinha Láctea

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de achocolatado
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó
  • 1 xícara de farinha láctea
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Cobertura

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 colher de sopa de margarina/manteiga
  • 150 gr de chocolate meio amargo picado
  1. Misture a farinha, achocolatado, chocolate em pó, farinha láctea e o sal. Reserve.
  2. Bata bem o açúcar com os ovos.
  3. Junte o oléo.
  4. Vá colocando alternadamente a mistura de farinha com a água. Bata bem até ficar homogêneo.
  5. Por ultimo coloque o fermento.
  6. Leve para assar em forno pré aquecido, por 40~45 minutos, 180 graus.
  7. Faça a cobertura: Cozinhe o leite condensado com a manteiga, quando começar a desprender da panela desligue o fogo e junte o chocolate meio amargo picado, misture até o chocolate derreter.


34 comentários:

  1. Está com um aspecto maravilhoso, mas agora não o posso provar, pois ando com uma crise de vesícula e estou com dieta rigorosa,mas vou fazer para os netos que adoram tudo que leve chocolate e por norma tudo que experimento do teu blog fica excelente. Bjs e um bom fim de semana.Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  2. Bolo com cérelac nunca fiz :-) mas o aspecto é muito bom :-)

    ResponderExcluir
  3. Também nunca fiz bolos com farinha láctea, até porque nem uso desses preparados! Mas o aspecto parece óptimo!

    ResponderExcluir
  4. Emilia,Amiga querida,
    Ai...como deve estar bom este bolo!!
    De uma passadinha no Vó Mindoca, tem 2 selinhos lindos para vc!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Amiga, o que eu sei é que ficou com um óptimo aspecto, e se vê que também ficou muito fofo, quanto á cobertura, sou suspeita pq, adoro o sabor do leite condensado. Amiga ainda bem que no trabalho as coisas se estão a compôr, por cá está mal, cada x há mais fábricas a fechar, bom domingo beijitooooo.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de bolo...ainda por cima com uma aparência excelente...beijinhos doces e óptimo domingo.

    ResponderExcluir
  7. que delicia... adorei a ideia de usar farinha lactea
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Emilia
    Amei suas ideias culinárias
    Hum! esse bolo parece otimo!
    Passa no meu blog para conhecer e participe da promoçao...
    Nossa!!! mandar para o Japao vai ser complicado, mas mando pra alguem que esteja aqui no Brasil!
    De uma força lá
    Beeee toooo e prazer em conhecê-la

    ResponderExcluir
  9. Já há algum tempo que queria fazer um bolo de farinha láctea (cerelac), e até ia substituir parte da farinha de uma receita que tenho por essa farinha, mas agora vou testar esta.
    Parabéns, já bisbilhotei muito no blog e está tudo fantástico.

    ResponderExcluir
  10. K bonitinho esse bolo :)... Deve tar gostoso...
    bjinhus querida

    ResponderExcluir
  11. Oi Emília,
    Com ou sem pelotas, o bolo ficou bonito! E por dentro... tão fofinho! Ainda não encontrei farinha láctea aqui por perto, só encomendando pela internet, mas vou anotar a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Aaaahhh, que bolo mais apetitoso! Não conhecia esse uso da farinha lactea, deve ficar delicioso!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. A aparência do bolo me deu água na boca! Hummm

    ResponderExcluir
  14. Ficou lindo o teu bolo! E a cobertura também.
    Nunca tenho farinha láctea aqui por casa...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. hummmm, deve ter ficado bom demais!

    ResponderExcluir
  16. Que bela ideia! Hei-de experimentar, eu uso a farinha láctea nos pães doces que faço na Máquina de Fazer Pão! Nos bolos também deve ficar muito bom, Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Emilia, isso é uma maravilha, eu amo farinha lactea, só não como para virar um rojão de gorda amiga.
    Mas esse bolo, ai ai viu.
    Bjs e uma ótima semana para ti.

    ResponderExcluir
  18. Emília querida ,Já já vou tentar bater esse bolinho tb .Estou com uma lata de farinha láctea quase cheia .Queria usar em algum doce ...boa pedida.Depois te conto como ficou !!
    Bjs
    Valeria

    ResponderExcluir
  19. Farinha láctea é algo que já não se usa na minha casa, mas a ideia é excelente.

    ResponderExcluir
  20. Nossa boa ideia!!!!!Amei ate tenho dois pacotes vou fazer ah ja comprei as farinhas so falta o bicarbonato sera que tem nos mercados?Parece que vi algo na parte dos fermentos sera?bjos!!!

    ResponderExcluir
  21. Amiga ficou bem apetitoso e parece muito fôfinho! :)
    Bjcas.

    ResponderExcluir
  22. Essa nem a mim me passaria pela cabeça, ficou muito bom, bjs.

    ResponderExcluir
  23. Ai, Emília! Que vontade desse bolo! Só estou vendo bolo de chocolate gostoso pelos blogs hoje! Desse jeito vou ter que fazer algum logo, logo!

    ResponderExcluir
  24. Lindo bolo,e com certeza uma loucura de sabor com esta cobertura.
    Edilia

    ResponderExcluir
  25. Nunca fiz bolo com farinha láctea, boa idéia. Grande beijo

    ResponderExcluir
  26. Emi ,Vim correndo pra te contar !Ontem bati o seu bolinho.fiz 1/4 da receita pra ver se dava certo.E ficou uma deliiiicia menina.
    Só não fiz a cobertura !e resolvi comer passando Nutella e ficou muito bom mesmo!!Obrigada ,agora já sei que fim darei a Farinha Láctea que já tentei comer e não consigo de jeito nenhum!
    Bjs
    Valéria
    http://paposdesnjo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nunca comi bolo com farinha láctea. Tem que ficar bom! Vou anotar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Meninas!! Já tinha usado a farinha láctea para fazer bolo de beterraba, mas naquele bolo não dá pra sentir o gosto da farinha, só da beterraba!rss
    Mas nesse ficou bom!!rs

    Oi Valéria!! Que bom que gostou!! Fica uma massa boa né!?

    Beijinhos Meninas!! Boa semaninha!!

    ResponderExcluir
  29. Yoshi wakata!!!!Obrigada vc sempre gentil,amei sabe vi num blogger Pretzel vou tentar e um pouco dificil mais vou tentar,ah comprei a tal maquina de fazer pao super promocao karaka,rsrsrrs,8mil yen,rsrsrsr,so dava eu de gaydim encima das akusan,rsrsrsr,foi ironico,nuca mais vou esquecer!!!!mil bjos muitas luzes!!!!

    ResponderExcluir
  30. Bem diferente esse bolo, confesso que nunca tinha ouvido falar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Parece que ficou muuuito bom...seu blog é um mimo, abraços...

    ResponderExcluir
  32. Nossa....a cara está maravilhosa...deu até água na boca..
    Vim conhecer seu blog e adorei, voltarei sempre.
    Também moro fora do Brasil, depois passa lá nos meus blogs para conhecer, tenho um de culinária e outro que conta nossas aventuras na Australia.
    Um grande abraço
    Cynthia

    ResponderExcluir
  33. Olá Emília
    Passei para te dizer que já experimentei este teu bolo e ficou espectacular, adoraram, eu fiquei-me pelas migalhinhas, mas mesmo assim deu para ver que é delicioso. Decorei-o com morangos, mas a tua cobertura ficou mais clara que a minha deve ter sido da marca do chocolate, pois o meu era chocolate negro. Bjs de manta de retalhos

    ResponderExcluir
  34. Que bolo apetitoso.Já fiz uma vez um doce com farinha lactea,agora tenho de experimentar o bolo :)
    Beijinho

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos