23 de janeiro de 2009

Sponge Cake - Assado na Panela de Arroz


Esse livro ensina a fazer bolos e sobremesas na panela elétrica de arroz; quando vi não pensei duas vezes e comprei, lembrei da época em que usavamos a panela para assar bolos e tortas salgadas, alé de cozinhar feijão. Mas os bolos e as tortas sempre ficavam com a massa pesada, mas o feijão saia bom!rss
Depois que comecei a ver as receitas fiquei me perguntando se valia a pena fazer os bolos e as sobremesas na panela, pensei que não; mas como já comprei o livro achei que deveria pelo menos fazer uma receita!
Escolhi o bolo esponja, e de curiosa fui comparar a receita em outro livro, e fiquei surpresa em ver que são diferentes, daí entendi que não é só assar na panela elétrica, são receitas adaptadas para a panela. No caso desse bolo a receita da panela bate os ovos inteiros e leva fermento em pó, já na receita original os ovos são separados e não vai fermento.
O bolo ficou ótimo, a massa não ficou pesada, pelo contrário, ficou muito leve e fofa. Não deixa nada a desejar para o original. O ruim é que fica dourado só em baixo e dos lados, em cima fica branquinho, mas não fica crú.

Essa receita é para panela com capacidade para 5 medidas de arroz (média), sai um bolo pequeno (15 cm), fica bonitinho! Mas no livro tem a medida da receita para a panela grande e também para a pequena. Quem quiser a receita do bolo para essas duas panelas é só mandar um mail.
No livro diz que essas receitas para panela de arroz não servem para as panelas modernas que tem o sitema a vácuo, aquela que tira todo o ar de dentro da panela para cozinhar, e que faz com que o arroz se conserve por mais tempo. 

Sponge Cake - receita adaptada para panela de arroz (média 5.5)

3 ovos
80 gr de açúcar
100 gr de farinha
1 colher rasa de chá de fermento em pó (3 gr)
40 gr de manteiga sem sal
essência de baunilha, só um pouquinho 
 
Misturei a farinha com o fermento, reservei.
Derreti a manteiga no micro por 30 segundos (potência 900w), reservei.
Com a batedeira, bater um pouco os ovos até que fiquem bem incorpados, acrescente o açúcar e bata até virar um creme fofo e clarinho, acrescente a baunilha. Com a minha mini batedeira fiquei bem uns 15 minutos!rss
Desligue a batedeira, e com uma espátula misture a farinha e a manteiga aos poucos.
Unte a panela com manteiga.
Coloque a massa na panela e bata a panela na mesa, para que saia o ar, umas 2 ou 3 vezes.
Coloque a panela dentro da máquina de arroz e ligue.
Quando ela desligar faça o teste do palito. Se ainda não estiver bom feche a panela e ligue de novo, deixe mais 10 minutos.
 
Quando eu fiz o teste do palito este saiu limpo, mas no livro mostrava as bordas moreninhas, e o meu não estava, por isso liguei de novo e deixei que desligasse sozinha, ficou uns 15 minutos ligada.
 
Tire o bolo da panela, deixe em cima de uma grade e cubra com um pano. Para que esfrie e não fique seco. 
 
Fiz o bolo para usar em outra receita, mas como não ia precisar dele inteiro fiz uma baba de moça para comer com uma parte. Cortei em quadradinhos e reguei com a baba de moça. Vou postar a quantidade que eu fiz, deu justinho para duas pessoas.
 
Baba de Moça 
 
80 gr de açúcar
1/3 de xícara de água
70 ml de leite de coco
1 gema peneirada
Faça uma calda em ponto de fio com o açúcar e a água.
Tire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Misture o leite de coco e a gema na calda e volte para o fogo.
Cozinhe, sempre misturando até engrossar, na receita dizia que não era para deixar fever.


38 comentários:

  1. Emília, que bom que agora vc achou esse livro. A aparência dele ficou muito bonita, dá pra ver que ficou fofinho. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo. Achei muito interesante e o bolo ficou bonito, parece fofinho mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindo bolinho Mila, e deve estar super saboroso, se não fosse tão longe ia lanchar consigo ;D e sabe eu acho ele com uma côr linda, mesmo por cima, não parece mal cozido, apenas ficou mais clarinho, eu mesmo que queira não o posso fazer, não tenho panela de arroz electrica amiga, Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Menina, me deu água na boca.

    ResponderExcluir
  5. Está com um aspecto fantástico!

    ResponderExcluir
  6. Esa panela não tenho hehe mas o bolo ficou lindão ...beijinho

    ResponderExcluir
  7. Uau Mila nunca imaginei que essa panela dava pra fazer tudo isso, menina que legal! Estou querendo comprar uma panela dessas, mas ai penso, uma panela tão cara (porque aqui ela é cara) só pra fazer arroz? Gostei de saber que dá pra fazer mais coisas com ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que original, Emilia!

    Muito interessante!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Interessante, eu não sabia que dava para fazer. Não tenho a panela mas ficou lindo o bolo :)

    ResponderExcluir
  10. Adorei principalmente a parte em que leva baba de moça, que delícia, bom fim de semana, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Emilia!!!!Sugoi.....sabe 21anos de japa eu ate sabia mais nem lembrava,ja ate fiz feijao na panela de arroz ha muitos anos atras,que ideia genial vou dar uma olhada na revista,sabe agora vou tentar fazer pao do japao comprei uma revista e meu marido esta me ajudando a traduzir,rsrsrrs,nao leio,rsrsrrsr,achei uma loja aqui em osaka ate fiz uma compra ontem pela net muito boa tem todas as farinhas fermento formas,etc e nao e caro em relacao ao mercado,ai vai www.kk-awajiya.com ,bjos!!!!!parabens!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Meninas e Meninos, eu fiquei surpresa com o resultado, pois ficou igual ao do livro, e agora me animei a testar mais receitas.

    O que a Naninha disse é verdade, a panela lá no Brasil é muito cara, aqui tbm não é barato, mas lá é o olho da cara!!

    Debora eu também não sei ler, mas de tanto ficar vendo livros de culinária acabei aprendendo os ingredientes!
    A dica que dou para as meninas que estão aqui, e assim como eu e a Debora, não conseguem ler muito o japonês, é comprar livros que tenham passo a passo, se o livro mostra pelo menos duas fotos do preparo já fica muito fácil de entender! E com o tempo a gente consegue gravar os ingredientes e começa a entender alguma coisa!rss

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Emilia querida seu bolo ficou com um aspecto maravilhoso.E com essa calda ...hummm!
    Tenho várias revistas que ensinam como fazer as coisas daqui,mas como não leio tbm fico sempre com dúvidas quanto as receitas.E vc tem razão,se tem pelo menos duas imagens o resto vai saindo...nem que seja no improviso como eu faço rss
    Bjs e um otimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciana! Eu já me confundi tanto com essas receitas japonesas rss, mas agora estou melhorzinha!rss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. olá amiga ,eu tenho uma panela dessas mas so sei fazer o arroz, se tu não te incomodar ,gostaria que me mandasse algumas receitas, de preferencia bem economicas como esta do bolo que eu adorei. ha outro favor, se possivelem portugues,não entendo nada de japones,heheheheh moro no Brasil meu email e mamy_fofoletica@hotmail.com bjs querida

    ResponderExcluir
  16. Oi Miria assim que eu fizer outra receita, e valer a pena fazer na panela eu posto aqui! Pois no livro até que tem bastante receitas, mas sinceramente não sei se vale a pena!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Querida, que bolo lindo, fofo e apetitoso!! Receita anotadíssima.
    :)


    Bjus

    Vou linkar seu blog no meu.

    ResponderExcluir
  18. Emília,
    Estou encantada com seus blogs (que encontrei por acaso!).
    Já me cadastrei como seguidora e estou enviando para as amigas!
    O da mfp vai me ajudar muito, pois a minha está como enfeite!
    Adorei! Obrigada!
    Seja feliz e continue nos presenteando com essas fantásticas descobertas que vc faz!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  19. Olá Emília, tudo bem? Adorei seu blogg, parabéns.
    Sobre a receita, não tive sucesso, pois minha panela é aquela de 10 xícaras e ao colocar o bolo pra assar, a panela desarma muito rápido...menos de 10 minutos e não estava assado ainda. Tive que prender o botão pra ela não desligar, pois toda vez que ela desarmava eu ligava de novo e não ficava nem 2 minutos, já desarmava novamente. Resultado. O bolo queimou em baixo e demorou bastante pra assar. Você tem alguma outra dica?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Oi Michele! Vou dar um pulinho no seu blog.

    ResponderExcluir
  21. Michele, não consegui comentar no seu blog, pede para cadastrar com a conta do google e depois o comentario some.

    Eu estou com o rosto cheio de mancha do sol, gostei da esplicação do Luminosity.

    Michele, vc fez conforme a receita ou dobrou os ingredientes? É que a receita que postei é para panela de 5 medidas, daí pode ser que na de 10 medidas não dê certo; mas se vc dobrou a receita, daí não sei te dizer o que houve de errado.
    Falando nisso, depois vou colocar a receita para as panelas de 10 e 3 medidas no blog.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Olá.....
    adorei a receita...
    mas uma duvida se eu fizer na panela que a saida para vapor será que vira??

    bjooo

    ResponderExcluir
  23. Oi Marybelle! Não tenho idéia... mas se vc testar me conta como saiu o bolo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Ola, eu comprei uma panea de 1 litro, e queria saber a quantas xicaras equivale, pode me ajudar?
    obrigada bj

    ResponderExcluir
  25. Agora vc me pegou!!rs
    Não tenho idéia, mas a panela elétrica japonesa de 3 xícaras deve ter um pouco mais de 1 litro, quase 2; eu acho...

    ResponderExcluir
  26. OI BOA TARDE!!! ESTAVA OLHANDO MODELOS DE PANELA ELETRICA PRA MIM COMPRAR , PODERIA ME SUGERIR UM MODEELO? ADOREI SEU BLOG...
    DESDE JA OBRIGADA!!!!!
    fabianaheta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Daqui do Brasil?? Não tenho ideia, nunca usei os daqui, sempre usei as que compramos no Japão. Agora se for do Japão, é qualquer uma rss, são todas boas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Tem como vc me mandar a receita para a panela grande de 10 xícaras?
    michael.santos1984@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mando sim! Vou pegar o livro, daí até amanhã te envio por e-mail.

      Excluir
    2. Obrigado pela receita!!! Vou tentar e posto aqui o resultado!

      Excluir
    3. Muitas e muitas desculpas pela demora.

      Excluir
  29. Oiee....achei super legal a receita, mais a minha panela é pequena, então preciso que você me mande a receita para esse tipo de panela. Meu email é patty_tsu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oie...adorei a receita, mais a minha panela é pequena. Você poderia me mandar a receita para esse tipo de panela? Meu email é patty_tsu@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez mil desculpas pela demora.

      Excluir
  31. Acabei de fazer, ficou perfeito, grata pela dica, bjus

    ResponderExcluir
  32. Minha panela é para 10 xicaras se vc puder me mande a receita para este tamanho de panela, acabei de comprar e estou em busca de diversas receitas para aproveitá-la melhor. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei por e-mail agora! Desculpe a demora! Bjos

      Excluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos