17 de maio de 2008

Pasta Americana - A primeira a gente nunca esquece (>_<)


Hoje é o aniversário do meu marido, e fiz esse bolo coberto com pasta americana, a decoração que foi muito muito muito simples lembra o time de futebol dele, o River Plate.
Comecei a fazer o bolo às 6 da noite e só acabei lá por meia-noite, com a cozinha toda revirada...tinha açúcar por todo lado, pedaços de pasta americana espalhada em qualquer lugar, até em mim rss!
Eu fiz a pasta na semana passada, já que na receita dizia que ela poderia ser quardada na geladeira por 30 dias, mas eu não sabia que tinha que tirar bem antes para usar...nossa, para a pedra voltar a ser pasta foi uma luta rss!!
Eu tinha visto em um site como fazia para abrir a pasta e cobrir o bolo, mas na prática é outra coisa, ainda mais se for pela primeira vez, levei uma surra da pasta rss!!
Mas valeu a pena, da próxima vez já sei o que não fazer rss!!


Pasta Americana

  • 3 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 1 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
  • 1 colheres de sopa de glucose de milho
  • 500 gr de açúcar de confeiteiro

  1. Hidrate a gelatina na água por 5 minutos.
  2. Leve ao fogo em banho-maria e adicione a glucose e a gordura vegetal, mexa até dissolver bem.
  3. Retire do fogo e aos poucos acrescente o açúcar, amasse até ficar uma massa lisa.
  4. Para abrir a massa polvilhe a bancada ou mesa com açúcar de confeiteiro e abra com um rolo.
  5. Passe doce de leite ou um geléia sem pedaços no bolo, para a pasta grudar.


Dica 1: Para cobrir o bolo a pasta deve ser bem, mas bem maior do que o bolo, para que não fique enrugado, eu fiz quase do tamanho do bolo, deu um trabalhão para tirar as pregas que iam se formando.

Dica 2: Para colorir a pasta use corante em gel, eu já tinha lido que era em gel, mas como eu só tinha em pó acabei usando e me arrependendo rss, a pasta que era para ser vermelha ficou rosa e toda manchada.

Dica 3: Se for quardar na geladeira, tire com antecedência para usar, e se ela virar uma pedra é só colocar um pouquinho de água e amassar que ela volta ao normal.