4 de junho de 2019

Mandioca Frita Cremosa - ou Purê de Mandioca Frita



Matando a saudade de postar...
Não tenho feito quase nada de novo na cozinha, tenho muita vontade massss...
Tenho testado algumas receitas para meu filho, vou postar depois; mas queria ter tempo e disposição para fazer outras receitas, é tanta coisa boa que vejo na  internet...

Por aqui se come muita mandioca, principalmente com churrasco; mas confesso que aqui em casa não faz muito sucesso não. Esses dias andei ganhando mandioca do rancho do meu tio, descasquei e congelei, depois ganhei mais, já congeladas. E faz muito volume no congelador né...então fui procurar alguma coisa diferente para fazer com as benditas, e achei essa receita.

Fritura aqui em casa era bem raro, mas esse ano já fiz várias frituras, então por que não mais uma né!? rsrsrs
Gostei da receita, um jeito diferente de comer mandioca. Fica crocante por fora e molinho por dentro. Mas como toda fritura, é bom logo depois que frita, depois o crocante some.
Então, se você fizer uma quantidade grande é bom dividir em porções pequenas, colocar em saquinhos e fritar só aquilo que vão comer naquela refeição.

Vi várias receitas dessa mandioca, tem receita que só amassa e tempera com sal; outras temperam com caldo em pó; tem receita que coloca manteiga e outras não. É uma receita simples, mas bem democrática, eu ia até colocar  orégano, mas desisti.

Mandioca Frita Cremosa - ou Purê de Mandioca Frita


  • Cozinhei 600gr de mandioca na pressão, aqui sempre deixo uns 25/30 minutos depois que da a pressão.
  • Depois de cozida passo a mandioca para um recipiente grande, retiro a fibra do centro e amasso com um garfo, a mandioca tem que estar quente.
  • Acrescentei 1 colher de sopa de manteiga, sal e pimenta do reino. Misturei bem até virar um purê consistente.
  • Untei uma assadeira com óleo e espalhei o purê, nivelando e apertando com as mãos, coloque um plastico de cozinha por cima, assim não suja as mãos.
  • Deixe esfriar.
  • Depois leve para o freezer por +- 20 minutos, corte em quadrados/retângulos. Em algumas receitas falava que era para cortar e voltar a mesma assadeira para o freezer. Eu preferi cortar e passar para outra assadeira maior, deixando os quadrados separados.
  • Leve de novo ao freezer até endurecer, coloque em saquinhos e guarde no freezer.
  • Depois é só fritar, congelado mesmo, deixe dourar bem dos dois lados e sirva em seguida.
O purê tem que estar "firme" para ser cortado. Se não estiver deixe mais um pouquinho no freezer.
A fritura é tranquila, não explode nem espirra óleo.
Depois de congelados eles não grudam uns nos outros, então pode colocar tudo junto no saquinho sem medo.
600 gr de mandioca crua renderam 32 retângulos. Mas isso vai depender muito da assadeira que você usar, o meu ficou fino, fiquei com medo de usar uma assadeira menor e ficar muito grosso e na hora de fritar o meio ficar frio.

E por hoje foi isso...
Beijos 
Emília