28 de dezembro de 2009

Torta de Maçã - Torta Tatin


*não serve para panelas modernas com sistema à vácuo. 

Essa receita é um pouco mais demorada, mas não deixa de ser simples. O bolo não é muito doce e leva um pouco de farinha integral, que na minha opinião não precisava. A farinha integral tem seus benefícios, mas nessa receita eu dispensaria. 

Torta Tatin 

Coloque 25 gr de manteiga sem sal em pedacinhos na panela, depois coloque 3 maçãs sem casca e sem sementes fatiadas (cortar cada maçã em 4 partes), em cima das maçãs colocar mais 25 gr de manteiga sem sal em pedacinhos, 60 gr de açúcar e 1 colher de sopa de suco de limão.
Leve para cozinhar e espere que desligue.

Depois que a panela desligar tire todo líquido que se formou. Nesse líquido acrescente 5 gr de manteiga sem sal e reserve. 
Deixe as maçãs na panela mesmo.

Em uma vasilha misture 50 gr de farinha de trigo, 20 gr de farinha integral, 30 gr de amêndoas moídas e 5 gr de fermento em pó, reserve.

Em outra vasilha bata 1 ovo com 15 gr de açúcar. Depois de bater bem acrescente alternadamente o líquido reservado e a mistura de farinhas, misture com uma espátula de silicone.

Coloque a massa na panela, por cima das maçãs cozidas, e leve para cozinhar.
Quando desligar estará pronto, tire a panela da máquina e deixe esfriar por completo antes de desenformar.


Eu desconfiei da quantidade de maçãs e do tamanho das fatias, achei as fatias grossas de mais; mas é assim mesmo, pois a maçã vai soltar muito líquido e seu tamanho vai diminuir. E se colocar menos maçã a quantidade de líquido vai ser insuficiente para fazer a massa.
Panela Pequena : Para as maçãs - 20 gr de manteiga, 2 maçãs, 40 gr de açúcar, mais 20 gr de manteiga, 2 colheres de chá de suco de limão e 3 gr de manteiga. Massa - 2/3 de ovo batido, 10 gr de açúcar, 35 gr de farinha de trigo, 15 gr de farinha integral, 20 gr de amêndoas moídas e 3 gr de fermento em pó.
Panela Grande: Para as maçãs - 50 gr de manteiga, 6 maçãs, 120 gr de açúcar, mais 50 gr de manteiga, 2 colheres de sopa de suco de limão e 10 gr de manteiga. Massa - 2 ovos, 30 gr de açúcar, 100 gr de farinha de trigo, 40 gr de farinha integral, 60 gr de amêndoas moídas e 10 gr de fermento em pó.