Conheci esse pastel aqui no Japão, os japoneses adoram, a fila para comprar um desses frito na hora é enorme. Fui procurar a receita na internet, achei algumas, mas todas eram assadas e as daqui são fritas. Fiz a receita de um livro japonês, deu um pouco de trabalho, pois a massa descansa várias vezes, mas o resultado valeu a pena, ficou quase quase parecido com o da loja!
Piroshki - Pastel Russo
Massa:
- 250 gr de farinha de trigo especial para pães
- 50 gr de farinha de trigo
- 5 gr de sal
- 15 gr de açúcar
- 6 gr de fermento biológico seco
- 1 ovo
- 100 ml de leite morno
- 40 ml de água morna
- 20 gr de manteiga em temperatura ambiente
- óleo para fritar
Recheio: Fiz uma carne moída com cebola e cenoura ralada, e acrescentei azeitonas picadas e ovos cozidos picados. Já comi um com recheio de carne moída com curry e queijo.
- Misturar o leite com a água e o ovo, reserve.
- Numa vasilha misture as duas farinhas com o sal e o açúcar, faça uma cova no meio e acrescente o fermento e depois a mistura do leite, misture um pouco e depois passe para uma bancada e amasse.
- Quando começar a ficar lisa acrescente metade da manteiga e amasse bem, depois acrescente a outra metade e amasse mais ainda.
- Unte um recipiente com óleo e coloque a massa, feche com filme plástico e deixe descansar por 40 minutos, a temperatura do lugar de descanso deve ser de 28 a 30 graus.
- Depois dos 40 minutos, sove a massa novamente e divida em 12 pedaços e faça bolinhas, e leve para descansar por mais 10 minutos.
- Abra a massa em circulo recheie e feche bem, coloque em cima do papel manteiga, com a parte que foi fechada para baixo, coloque um pano limpo por cima e deixe descansar por mais 40 minutos.
- Frite em óleo não muito quente, pois a massa é grossa, a receita indica a temperatura de 170 graus. Frite até ficar dourado.