23 de maio de 2012

Bolo de Laranja Super Fofinho - Receita Amiga

Oi gentem, esses dias passamos um "nervoso" básico, maridão teve que ir ao médico fazer uns exames, o médico achava que poderia ser pedra nos rins ou algum tipo de infecção; graças a Deus não era nem um nem outro. Mas até saber o resultado ficamos nos remoendo, o exame demorou mais de uma semana para ficar pronto, e isso deu asas à imaginação...muito desgastante; mas agora está tudo bem, bola pra frente!

A receita desse bolo de laranja eu peguei da Akemi, já disse pra ela que só vai dar receita dela aqui no Blog, rss, a Akemi é muito querida, mas não é por isso que faço as receitas que ela apresenta, é porque as receitas são realmente maravilhosas.

Eu sempre gostei muito daquele bolo que leva a laranja inteira, é mais pesado e tal, e tem sabor e aroma bem marcado.

Esse bolo de laranja é super leve, super fofinho e tem sabor e aroma bem discreto. Nem acreditei que eu é que tinha feito rss. O bolo some na boca de tão leve. E depois de provar esse bolo já não sei dizer se gosto do outro rss!

Tô preguiçosa!! "Roubei" o texto da Akemi.

Eu usei xícara de 200ml e não fiz a calda. E coloquei raspas de laranja na massa.

Bolo de Laranja  

* xícara medida de 240ml

Massa
4 ovos
2 xícaras de açúcar (usei 1½ xícara)
½ xícara de óleo (usei canola)
1 xícara de suco de laranja coado
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.


1 xícara de suco de laranja coado

1 xícara de açúcar (usei ¾ xícara)
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)

Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.

Eu olho pra essa foto e minha barriga ronca rss...

Beijinhos e até logo!

40 comentários:

  1. Emília, este bolo tbm me pegou de surpresa pois eu sempre acreditei que não se deve bater a massa na batedeira depois que incorporar a farinha de trigo. Incrível como resulta nesse bolo ultra macio ne? A minha barriga tbm roncou viu! rss
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. O bolo ficou mesmo apetitoso!
    Fico contente em saber que está tudo bem aí por casa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emília, nunca tive problemas com os bolos da Renata, gosto deles pela textura, acho fácil de rechear. Obrigada pelo comentário e pelas condolências. Ótimo fim de semana! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. EMÍLIA,
    AS VEZES A GENTE PASSA CADA SUSTO, MAS AINDA BEM QUE ESTÁ TUDO CERTO, NÃO É?
    ESTE BOLO FICOU LINDO E COM UM ASPECTO DELICIOSO!

    BJS ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Emília. Seu bolo parece estar fofíssimo, hummm que bom.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. gostei hummmm to com água na boca

    ResponderExcluir
  7. Oi Emilia, esse bolo é maravilhoso e ficou lindo o seu, super fofo, e de fato as receitas da Akemi são ótimas, tenho até uma pastinha com algumas por fazer. Adoro o blog dela. Gostei muito dessa sugestão. Quanto aos bolinhos de bacalhau, não gosto desses de colher, são dificeis mesmo, esse é bem fácil e prático de fazer. Obrigada pela visita. Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Emília,
    A minha barriga também "roncou". QUe delícia! A Akemi é muito querida mesmo, as receitas dela são garantia de sucesso.
    Seu bolo ficou lindo!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Ficou super fofinho!!!
    Imagino o aroma!!!!Hummmm!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Un bolo super lindo color y aromático me encanta,sobre todo con clima frío la naranja da energía...exquisito,abrazos y abrazos.

    ResponderExcluir
  11. Nossa!!! Esse bolo está tudo de bom... Eu queria somente uma fatia com uma xícara de chá... Pode ser (risos)??? Adoraria experimentar esse bolo LINDO e DELICIOSO!!!
    Grande beijo, IRene

    ResponderExcluir
  12. Emília, minha lindinha um bolo pra ninguém botar efeito de tão apetitosa que está essa apresentação. Hum fiquei aqui cheia de vontade de provar. AS receitas da Akemi são ótimas,mas as suas tbm não ficam atras,viu?
    Parabéns a vcs duas!!!!
    Binhos carinhosos.RE

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de bolo adorei beijos

    ResponderExcluir
  14. hummmmmmmmmmmmm que bolo maravilhoso!

    acertou na receitinha da akemi!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gente, pelamordedeus, não fale em barriga roncar...rs!
    Bolo de laranja é dos deuses.
    Grata pelo carinhoso pela perda da Branquinha. Acredito realmente que a vida continua e isso é consolador.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. que rico aspecto:)ate a minha barriga ronca..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  17. Ficou lindíssimo Emília!

    As receitas da Akemi são demais! Também sou fã! Vou fazê-lo também qualquer dia desses.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Emília
    Mais uma vez vou tentar, deixar um comentário. Sempre que surge uma nova receita eu escrevo algo, mas nunca fica visivel. Não sei que se passa com o meu Pc. Mas adorei o bolo e amanhã provavelmente vou experimentar, pois os teus bolos são sempre uma maravilha. Beijinhos
    Manta de retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa, eu tenho o moderação de comentário, por isso não aparece logo que vc comenta.
      Bjos

      Excluir
  19. Querida Emilia, eu sei como é essa aflição de diagnóstico. As vezes imaginamos uma coisa e é outra completamente diferente. Ainda mais com o "Dr. Google" à disposição com tantas "pulhas", aí é que a imaginação vai longe... De fato a Akemi é famosíssima né? Sabe, um dia ela deixou um comentário no meu blog e eu: - Nossa, "a" Akemi por aqui???? Mas eu queria mesmo é dizer que esse bolo de laranja ficou muito bonito e tenho certeza que as lascas da casca deram um sabor especial! Você tem muito talento, Emilia. Tudo o que vejo aqui é bonito. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em Dr. Google,rss, cada coisa que achei, teve um dia que achei que fosse ficar sem marido rss. Mas aprendi,rss, se tiver uma próxima vez vou ficar esperando o resultado do exame, sem tentar saber antes do diagnóstico! rs
      Bjos

      Excluir
  20. Que maravilha de bolo... ficou tão fofinho :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi querida Emilia, passando pra deixar votos de um excelente final de semana. Obrigada pelas visitas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Josy! Pra você também!
      Bjos

      Excluir
  22. Amiga este é o tipo de bolo de laranja que eu adoro, mas tem de ser bem húmido!! Infelizmente nunca me sai bem, fica sempre enqueijado, não percebo porquê! Acho que vou experimentar a tua receita, pode ser que seja desta...eh eh!
    Beijinhos doces.

    ResponderExcluir
  23. hummmmm que delicia adoro bolo assim super fofinho ..parabens pela receita querida esta show ..e te convido á conhecer as minhas
    bjão
    www.artesdasadhianacozinha.com

    ResponderExcluir
  24. Gosto de bolos de massa leve, pena depois pesar na balança ha ha

    ResponderExcluir
  25. adorei a receita!

    se puder visite meu blog
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, passei por aqui e amei seu blog, parabéns.
    Visite o meu bloguinho também, se gostar me siga, ficarei muito feliz.
    Grande Abraço =)

    ResponderExcluir
  27. Amiga Quaaaaanto tempo que não passo por aqui !!!Tá tudo tão renovado ,lindo e como sempre cheio de receitocas boas!!
    Olha o fã clube da Akemi bate recorde na blogosfera amiga.
    E esse bolo deve ter ficado maravilhoso miga!!
    Estou voltando aos poucos e espero sua visita por lá !!
    Beijocas
    Valéria
    Papos de Anjo

    ResponderExcluir
  28. Que bolo lindo esse, vai ser o próximo da fila.

    ResponderExcluir
  29. Olá Emília, gostei muito do seu bolinho, ótimo mas também faço um com coco e laranja que é espetacular!
    segue:5 ovos, 200ml de suco, 200ml de leite de coco, 200ml. de óleo + 3 colheres de (sopa) manteiga, casca ralada de uma laranja e 4 copinhos de 200ml de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó. faça e coma ajoelhada e sem culpa. Beijos, e obrigada por partilhar a tua receita. Nina Paim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, obrigada pela receita, coco com laranja deve ficar muito gostoso!
      Bjos

      Excluir
  30. adorei também tenho umas receitas boas e outras que ainda não postei no meu blog tenho umas dicas pra você rentabilizar seu site que é melhor que o meu meu blog é www.crisdeliciadereceitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Olá Emilia , estou prestes a iniciar meu estágio na área de confeitaria, montando meu blog , apresentando meus trabalhos e querendo trocar idéias com pessoas afins! Estou te seguiindo , siga-me se puderes!
    Obrigada!
    Rosário!

    ResponderExcluir
  32. Divulgue suas receitas no site:

    http://vergg.com.br//categoria/gastronomia/

    ResponderExcluir
  33. Fiz esta receita, o bolo fica muito fofo!! Eu só bati e coloquei as claras por ultimo como sempre faço porque fiquei com medo de nao ficar tao fofo. Obrigada por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  34. Perfeito! Acrescentei Chia hidratada em umpouco de agua e diminui um ovo.

    ResponderExcluir

  35. Oi adorei seu blog, as receitas são de parabens, se der esse fim de semana
    qro fazer... eu também tenho um blog sobre culinaria, quando tiver um tempinho
    passa por lá pra fazer uma visita

    sucessos e abraços


    http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos