20 de janeiro de 2012

Ano Novo e Receitas Velhas!!! ;)

Oi gente, Feliz 2012, com "alguns" dias de atraso, mas está valendo!!rss  Que seja um ano com muitas notícias boas para todos!

Passei o Natal comendo muito e o Ano Novo comendo horrores, e depois peguei o embalo da comilança e "enfiei o pé na jaca" na primeira semana desse novo ano, rsss, na segunda semana, literalmente,"corri" atrás do prejuízo, totalmente neurótica com a balança rss. 
E essa semana, para meu desespero, machuquei o pé e não estou conseguindo nem caminhar na esteira da academia; mas não é nada não, agorinha saro e "corro" atrás do "projeto carnaval", já que o "projeto verão" foi eliminado no final do ano passado rss!

Esse ano já fiz umas receitas que valem a pena postar, mas não tirei fotos de nenhuma, mas logo logo faço de novo! 

Hoje vou colocar as receitas que fiz no ano passado e que acabei não postando. 
A receita da Maminha ao forno eu peguei  Daqui , adorei essa receita. 
Já a receita do Homus, não tem receita, rss, é só provando para saber se está bom ou não! 
O Bolo de Tahine foi um "surto culinário" da necessidade de fazer "alguma coisa" com o tahine que estava para vencer, ficou "comível" rss, mas sem chances de repeteco,  por isso nem guardei a receita...o que ficou bom foi a cobertura, misturei doce de leite com tahine, ficou parecendo uma pasta de amendoim.


Maminha ao forno

Misturei 3 colheres de sopa de manteiga com 3 cubos de caldo de carne e temperos (alecrim, alho picadinho) e besuntei uma peça de maminha de +- 1 1/2kg. Leve para assar coberto com papel alumínio por 1 hora, depois tire o alumínio e deixe por mais 30 minutos. Tire a carne da assadeira, fatie e cubra com o molho.
Molho: pegue o caldo que sobrou na assadeira e passe para um panela e leve ao fogo  junto com  1 colher de sopa de farinha e água (a receita pede 1 copo, mas eu usei menos), misture até engrossar.

Homus
Deixe o grão de bico de molho uma noite, depois cozinhe na panela de pressão. Escorra e deixe esfriar, mas reserve o liquido do cozimento. 
No liquidificador, bata o grão de bico com tahine, alho, suco de limão, um pouco da água do cozimento e sal. Coloque numa travessa e regue com azeite de oliva.
Eu cozinhei um pacote de 500gr de grão de bico, mas usei um pouco em outra receita, coloquei só um dente de alho, o limão, o tahine e o sal fui colocando aos poucos e provando. A água do cozimento é só um pouco mesmo, até ficar com a consistência desejada.


Bolo de Tahine - a cobertura é tahine com doce de leite, muito mais doce de leite do que tahine; fui colocando o tahine e provando, o meu ficou com gosto de doce de amendoim.



"Muito Obrigada pela companhia de vocês, principalmente nesses dois últimos anos, bem complicadinhos...e espero contar com vocês nesse ano também!!!"

Beijinhos e até logo!