9 de dezembro de 2011

Torta de Ricota com Goiabada

 

Com o calorzão que andou fazendo por aqui acabei ficando com dor de garganta, peguei um dia para engolir tomar sorvete e daí foi... semana passada fiquei com um "porco espinho" na garganta, tossindo igual uma condenada durante à noite, mas essa semana já sarei, pronta para outra! rss A minha sorte é que começou a chover e deu uma refrescada, assim não dá tanta vontade de cair em cima do sorvete. ;)

Na semana que estava ruim me deu vontade de comer queijo fresco tipo minas; mas não sei se foi por causa do remédio que estava tomando (que me deixa um pouco "lenta") ou por desatenção mesmo,  acabei pegando ricota, e só dei conta no outro dia. Daí já perdi a vontade de comer, rss, ricota é light D+ pra mim !

Fui procurar uma receita para usar a "dita" e achei ESSA no Rainhas do Lar, achei que ficou bem suave, "acho" que poderia ter ficado melhor com um pouco de suco de limão ou mesmo as raspas, e quem sabe com pedaços de goiabada; mas meus primos e minha cunhada adoraram assim suave mesmo. 

Torta de Ricota com Goiabada 

Massa:
200g de bolacha Maria ou Maisena
Margarina - não sei quanto usei, fui colocando e misturando até a farinha de bolacha ficar bem úmida, mas ainda soltinha.

 
Triturar as bolachas no liquidificador,até ficar uma farinha, misturar com a margarina .

Forrar o fundo e laterais da forma de fundo falso ou de aro removível com a massa. Reserve. - na receita dizia que não precisava assar antes, e que dava super certo, e deu mesmo, pode assar tudo junto! 

Recheio:
300g de ricota picada
1 leite condensado
2 colheres de maisena - me deu na "louca" e coloquei 3 colheres
3 colheres de açúcar ( pode colocar mais ou menos, depende do seu gosto)
1 ½ xícara de leite


Bater tudo no liquidificador até ficar homogêneo, colocar sobre a massa de bolachas e levar para assar por +- 40 minutos em forno pré aquecido. Deixe esfriar e depois leve para gelar. Cubra com a calda e sirva!

A calda fica à critério de cada um, na receita original a calda foi feita com amoras e açúcar, eu fiz com goiabada e água, piquei a goibada e levei ao fogo com a água até derreter.


Beijinhos e até logo!