14 de novembro de 2011

Somen

Hoje está chovendo desde madrugada, daí ficou fresquinho; mas o normal daqui é um calor de passar mal. Eu nasci aqui e deveria estar acostumada, mas nunca me acostumei, rss, é sofrimento o ano todo!! Que exagero...;)

E para refrescar um pouco, nada melhor que um somen geladinho!! 
Aqui minha mãe só fazia somen quente, nem sabia que existia a versão gelada até ir para o Japão, foi amor à primeira vista, só de olhar já refresca!rss

Lá eu comprava o molho pronto, mas aqui em CGde é complicado achar produtos made in Japan, por isso tive que fazer, e ficou ótimo!

Mas, usei o mirin do Japão, pois o mirin feito aqui no Brasil é totalmente diferente, eu comprei só uma vez e posso dizer que é horrível, daí desanimei e não tive coragem de comprar outro de outra marca.

Molho pra somen (para 4 pessoas) 
1/2 pacotinho de hondashi
200ml de água
60 ml de molho de soja (shoyu)
50 ml de mirin (made in Japan) - nem em São Paulo tinha, acabei achando na Argentina num bairro chinês!
1 colher de chá de açúcar

Numa panela pequena aqueça a água e adicione o hondashi, misture bem, depois junte o shoyu, o mirin e o açúcar, misture até o açúcar sumir. Desligue, deixe esfriar e depois leve para gelar.

Somen
Um pacote de somen de 500gr
Pepino japonês cortados em palitos
Ovos mexidos fritos fatiados
Kani kama ou presunto fatiados
Qualquer outra coisa que você achar que combine

Cozinhe o somen conforme a indicação da embalagem, escorra e lave em aguá corrente, depois mergulhe o somen em água bem gelada, pode colocar gelo para ficar bem geladinho, e escorra. Em cumbuquinhas individuais, coloque um pouco de somen e por cima os acompanhamentos, depois é só regar com um pouco do molho.

Beijinhos e até logo!!