27 de agosto de 2011

SUNOMONO - 酢の物



Essa receita é para a  Erika, recém-casada que está se aventurando na cozinha! Eu já gostava de cozinhar bem antes de casar, mas depois que conheci meu marido passei a gostar mais; ele é super caseiro, não gosta muito de comer fora, prefere sempre uma comidinha feito em casa, mesmo que seja simples. E o fato dele não ser brasileiro me fez ter mais vontade de cozinhar, sempre querendo que ele provasse a nossa comidinha tupiniquim - que ele aprendeu a gostar, e muito!!

Essa primeira fase do casamento é muito boa, onde a gente troca informações sobre as preferências culinárias de cada um; torce o nariz para certos gostos e aprende a gostar de outros.

Para as recém-casadas uma dica: ensine o maridinho a ajudar na cozinha, sempre, assim depois de alguns anos vira automático; daí ele sempre estará do seu lado, nem se for só para descascar umas batatinhas! rss

SUNOMONO - 酢の物

4 pepinos japoneses fatiados
3 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa, cheia, de wakame desidratado

Misture o pepino com o sal e deixe descansar por 5 minutos. Passado o tempo lave e esprema para cortar a água.
Coloque o wakame numa vasilha com água e deixe hidratando, +-10 minutos, depois lave e esprema para cortar a água. Se quiser, pode hidratar em água quente, é mais rápido.
Misture o pepino com o wakame, tempere com o molho e leve para gelar.

Molho:
6 colheres de sopa de vinagre branco - eu usei de arroz, japonês, da Mizkan
2 colheres de açúcar
1 colher de molho de soja (shoyu)

É só misturar tudo.

Fica bem suave, se achar que precisa de mais disso ou daquilo é só colocar mais um pouco.

Beijinhos e até logo!