24 de junho de 2011

Croquete de Batata e Carne Moída - ポテトコロッケ




Oi gente! Voltei com receitinha, já estava na hora né?! Nós estamos bem, a loja ainda não está "de vento em popa",  estamos mais para "devagar e sempre" rss,  mas para menos de cinco meses de funcionamento acho que estamos indo bem.
Já tem quase oito meses que voltamos, e continuamos a fazer comparações...acho que qualquer pessoa que tenha vivido por muito tempo em outro lugar, totalmente diferente do seu fica assim, não é não??! Levei o maridão ao dentista e isso já rendeu tantas comparações rss...
Vamos voltar ao assunto principal...Eu e maridão andamos com muitas saudades da comida do Japão; aqui em CGde tem bastante restaurantes que servem sushis, mas é diferente; toda comida japonesa daqui é diferente rss. No começo do mês fomos para São Paulo, daí aproveitamos para comer no Bairro da Liberdade, matamos um pouco dessa saudade, fomos a um restaurante que serve refeições igualzinho do Japão, comi até rss.
Daí resolvi fazer esses croquetes, que a gente sempre comprava, quando batia a preguiça de cozinhar. E ficou igualzinho aos de lá, meu irmão achou que eu tivesse comprado congelado na Liberdade rss.

ポテトコロッケ - Croquete de Batata

Renderam 20 croquetes
Você vai precisar de:
Carne moída refogada
Purê de batata
Molho Branco
Farinha, ovo e panko para empanar
Óleo para untar as mãos e para fritar

Refogue 300gr de carne moída com alho e cebola bem picadinhos (usei 1/2 cebola)e tempere ao seu gosto; refogue até ficar com pouco liquido, quase sequinho.

Cozinhe +- 7 batatas médias/grandes (algumas médias outras grandes rss), passe no espremedor ou amasse com garfo.
Misture muito bem a carne refogada com o purê de batatas.

Molho Branco: em uma panela pequena coloque 3 colheres de sopa de margarina e leve ao fogo para derreter, acrescente 3 colheres de farinha de trigo e misture com um fuet, assim que a farinha virar um creminho acrescente 400ml de leite, aos poucos e misturando sempre, para não empelotar. Fique misturando até engrossar, tempere com sal e pimenta.
Misture o molho branco com o purê de batatas/carne moída.

Depois que misturar tudo muito bem, leve para geladeira e deixe descansar por +- 30 minutos.
Unte as mãos com óleo e molde os croquetes, passe pela farinha, depois pelos ovos batidos e por fim pelo panko.
Frite em óleo quente, só até dourar dos dois lados, é rapidinho.

A massa antes de fritar é super molinha, tem que tomar cuidado na hora de empanar, para não deformar.
Você pode até usar farinha de rosca ou de mandioca, mas acho que não fica legal, use o panko mesmo, quando a gente morde faz barulhinho e é muuuuito bom.
Beijinhos e até logo!!