8 de abril de 2010

Bolo de Limão fofinho fofinho

Esse frio que faz que vai embora e volta tá me deixando nervosa; e dizem que é primavera!!rs
Queria fazer um bolo, mas não estava com nenhuma vontade de sair de casa para fazer compras, então fui olhar o que tinha na geladeira e na despensa, depois fui procurar uma receita, achei essa
AQUI, nem preciso dizer que ADOREI, fica super fofo e azedinho na medida certa.
Fiz, como sempre, metade da receita. Para ver a receita completa clique no link de cima.
A receita pede claras em neve, mas como eu tenho um sério problema com claras em neve (elas não gostam de mim, e eu odeio elas,rs), não fiz e fiquei rezando para o bolo crescer. Ele cresceu bem, depois fiquei rezando para não murchar, e não murchou!!!

Bolo de Limão
Bata 2 ovos pequenos com 1 colher de sopa de margarina, junte 1 xícara de açúcar e bata muito, mas muito bem. Como falei, a receita original leva as claras em neve, quem não tem "drama" com elas recomendo que siga a receita original.
Depois junte 1/2 lata de creme de leite sem soro e 1 xícara de farinha de trigo e volte a bater.
Desligue a batedeira e misture raspas de 1 limão e 1/2 colher de sopa de fermento em pó, misture fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, para que entre bastante ar na massa.
Forma (usei redonda de 18cm) untada e enfarinhada (forrar o fundo com papel manteiga), leve para assar por 40 minutos, forno pré-aquecido, 180 graus.
Calda: Misture 1/4 de xícara de açúcar com 1/4 de xícara de suco ralo de limão (suco de meio limão + água); misture bem e leve ao fogo, até ferver. Se preferir mais azedo
coloque 1/4 de xícara de suco de limão puro.
Depois que assar, com o bolo ainda quente, faça furos e regue com a calda.
Opcional: Depois de frio desenformei e cobri com creme de doce de leite e nozes. Creme: Misture o restante do creme de leite sem soro com a mesma quantidade de doce de leite e 3 colheres de sopa de nozes picadas , misture bem e deixe na geladeira até o momento em que for usar.



Sem o creme fica perfeito para comer no café da manhã!
E para quem não gosta muito de bolo azedinho, dispense a calda também, assim fica um bolo super simples só com o aroma do limão!

Beijinhos e até logo!


21 comentários:

  1. Hummmm deve ser tão bom...
    Bjcas...

    ResponderExcluir
  2. nem sei o que comentar, se o bolo ou a cobertura. maravilha!!! até os meus olhos brilham e babam ao mesmo tempo!! está lindo lindo!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Emilia ficou lindo o bolo e deve ser muito bom como tenho muitos limões lá vai ter que ser!um beijinho...

    ResponderExcluir
  4. Quem tem limão, não precisa sair para fazer compras... rs! Muito bom bolo de limão.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia de bolo!!! Vou fazer!!!

    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Emília!
    Uma nova receita de bolo de limão sempre cai bem aqui em casa. Gostei também do tamanho. Um bolinho pequeno e delicioso para o chá! Já anotei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Apetitoso e facíl de fazer, não tem jeito , peguei a receita e vou fazer, espero que fique com o mesmo aspecto que o seu.

    bjs.

    artesanatoslapaloma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. adoro bolo de limao amiga... tem 1 aspecto tão bom :)
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Eu não resisto a um bolo fofinho e ainda mais de limão e lindo assim... esta última foto me deixou babando na tela... Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adoro o sabor cítrico do liMÃO nas sobremesas, ficou bem grande, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu fiz!!!O sabor é excelente!!!Só não ficou bonito igual ao seu!!!

    Bjs...Vou tentar fazer novamente, devo ter feito alguma coisa errada!!!

    Ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Manu!! Você bateu as claras em neve? Pode ser que eu tenha tido sorte na primeira tentativa, pode ser que seja melhor seguir a receita original!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. É realmente eu não bati as claras em neve!!!Deve ter sido isso, meus bolos só ficam fofinhos se realmente eu bater as claras em neve!!!Obrigado !!!Vou tentar novamente!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  14. amiga Emilia, vim aqui fazer uma visitinha no seu blog de receitas e adorei, muito lindo seu blog, ja adicionei aos meus favoritos. Gostaria que vc fizesse tambem uma visitinha ao meu blog de receitas e deixasse tambem seu recadinho, ficarei muito feliz tambem, http://adrianareceitas.blogspot.com bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Emilia, td bem? Sou de um blog novo, Sabores e cores e gostaria de convidá-la a passar por lá quando tiver um tempinho... tenho ¨furtado¨ algumas receitinhas suas... E ADORAAADO o resultado.
    Bom, vou ficando por aqui. O endereço é http://saborecor1.blogspot.com/
    Serás mto bem-vinda.
    Até mais breve contato... Bjos

    ResponderExcluir
  16. Que bolo mais fofinho, amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Emília, essa cobertura está uma coisa heim!! Deus do céu, eu gosto muito de bolo de limão, faço cobertura com leite condensado mas no próximo vou testar esse creminho!! Beijão. ps* amiga, qual seu problema com as claras??

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol! É que não consigo que elas fiquem em neve, sempre ficam moles e depois começam a "derreter" ficando linquida no fundo, daí me da um nervoso...e olha que eu bato elas sempre no final da receita. Até meu marido consegue bater as benditas, daí quando ele está em casa eu faço as receitas com claras em neve; mas quando estou sozinha, nem tento!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

    Quando puder me faça uma visitinha!

    http://minhacozinhamagica.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, adorei o blog, muito bem elaborado.
    Dê uma olhadinha no meu blog de Receitas, (receitasdaelaine.blogspot.com), e siga-me.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos