27 de fevereiro de 2010

Bolo de Banana

Eu nunca fui muito fã de bolo de banana, principalmente daqueles que levam a banana na massa, essa receita foi a primeira (e até agora vem sendo a única) que fiz e gostei muito.
Fiz algumas poucas vezes quando estava no Brasil, depois acabei perdendo a receita e nunca mais.
Mas no ano passado achei na net; a receita é do Benjamin Abraão da época do Note e Anote.
Meu marido que nunca havia provado um bolo com banana gostou muito!


Bolo de Banana
Primeiro prepare a forma: Unte o fundo da forma com manteiga e forre com papel alumínio.
Faça o caramelo e coloque sobre o alumínio, depois fatie 3 ou 4 bananas e coloque sobre o caramelo. Reserve.
Eu acabei fazendo do contrário, coloquei as bananas primeiro e depois o caramelo, quando dei por mim já tinha feito...

Massa : Bata 150 gr de açúcar com 50 gr de manteiga , depois junte 2 ovos e bata muito bem.
Acrescente essência de baunilha a gosto.
Alternadamente junte 125 ml de leite e 200 gr de farinha de trigo, bata até a massa ficar homogêneo.
Acrescente 7 gr de fermento (1/2 colher de sopa) e misture bem.
Coloque na forma reservada e leve para assar.
Forno pré-aquecido (180) por 35/40 minutos.
Espere esfriar um pouquinho antes de desenformar.



Eu usei 2 formas pequenas (17 cm); comemos um bolo e o outro vou levar para duas amiguinhas do curso, uma é coreana e a outra é taiwanesa, vamos ver se elas aprovam o bolo de banana brasileiro!!rss

Beijinhos com sabor de banana!!rss

24 comentários:

  1. As amigas vão aprovar sim, certamente!
    Sabe que, apesar de bem antigo, esse bolo de banana só fiz talvez umas 2 vezes?
    Na verdade, ainda prefiro o que leva banana na massa, sabe?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Eu também faço o bolo de banana assim, acho muito mais gostoso. Eu as vezes coloco canela na massa fica bommmm

    ResponderExcluir
  3. Em bolo ainda não testei, em queques adoro o sabor da banana :)
    1 beijo e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Hummmm Emília, deu água na boca! Eu adoro bolo de banana, ainda mais quando tem esse caramelo! Vou testar esta receita! Gostei também pelo fato de ser pequena e prática!
    Fiz um bolo de banana parecido, só que de chocolate com côco, do Blog do Bérgamo, que vocês talvez gostem...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Conheço esta receita mas com maçã... vou anotar a receita com banana pois o meu marido gosta muito de bananas

    ResponderExcluir
  6. Oi Querida, a quanto tempo não venho aqui, estava com saudades, mas ando sem tempo mesmo.
    Eu amo bolo de bananas e hoje por coincidência fiz um que ainda vou postar no blog, o seu ficou com a cara maravilhosa.
    Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Emília, esses bolos invertidos são deliciosos, perfeitos pra visita!! Eu adoro, mais de banana doque o de abacaxi!. Grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Uau que bolo lindo ficou o teu, nunca me arriquei a fazer este bolo, mas sempre há uma primeira vez! Tenho medo que a calda queime e meu bolo fique ruim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que bom aspecto, adoro este bolo, pois já o faço desde que me casei e já lá vão 38 anos. Em Angola era muito usual fazer-se este bolo e o de ananás, precisamente a mesma receita só alterava a fruta.Cá em em casa é muito apreciado e de vez em quando tenho que o fazer.Beijinhos e uma boa semana.Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  10. Ficou um bolo super húmido e delicioso, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Ai Emilia sinceramente suas receitas dão água na boca....vc está de parabéns!
    Eu adoro fazer bolos também,mas,confesso q não tive sorte com 2 receitas q peguei no seu blog.
    Empadas de leite condensado e bombons de nozes,a empada derramou no forno e queimou e o bombom ficou muito mole...rsrsrs fiquei triste,é tão ruim qdo fazemos uma receita e não dá certo,não é mesmo?
    Adoro suas receitas,continue assim!
    um grande abraço fraterno!

    Deuseli

    Portugal

    ResponderExcluir
  12. Oi Deuseli! Sinto muito pelas receitas perdidas. A empada de leite condensado não deu certo uma vez, quando inventei de colocar geléia no meio do leite condensado, ele explodiu e o recheio ficou todo para fora; mas nas outras vezes não tive problemas.
    Quanto ao chocolate, eu recomendo, por experiência própria, não confiar 100% nas receitas; eu sempre vou colocando os ingredientes aos poucos, se eu achar necessário coloco mais disso ou daquilo, ou se eu achar que já deu o ponto não coloco mais. A receita é uma só, mas os ingredientes são de lugares diferentes e podem alterar a receita, é sempre bom usar o olhometro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    parabéns pelas receitas que tem vindo a apresentar. Gosto muito de seguir blogues ligados à culinária. Recentemente descobri este que não tem receitas mas trata de assuntos interessantes: o www.blogkrups.com. E o engraçado é que não nos obrigada a comprar um produto Krups.

    Antónia Silva

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu amo bolo de banana... o problema é que o marido nao gosta... daí nao dá pra fazer um inteiro pra mim... =(

    ResponderExcluir
  15. Uau Emilia san!!!!!Sugoi janai desu ka?eu tenho vontade de fazer esse bolo,mais anshin nai parece que fica fofinho nao e?Hummmmmmmm,....

    ResponderExcluir
  16. Adoro bolos de banana, o problema é que o meu marido não gosta, por isso acabo por quase nunca fazer! Um bolo que deve estar uma delícia! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, Emília! Andava tão ausente das visitas aos blogs que não sabia que vc tinha voltado a postar! Que bom, estava preocupada com seu sumiço. Tinha até perguntado uma vez para a Valéria mas fico feliz que agora as coisas estejam engrenando para vc e seu marido! Fico feliz tbm em saber que esteja no curso de japonês, がんばってね!
    Adoro este bolo invertido de banana e a sua postagem me fez lembrar que há anos não o preparo! Acho que vou ter que assar um para matar a saudade! Bjs e muita sorte para vcs!!!

    ResponderExcluir
  18. Oieee Emiliaaaa
    td bom?
    eh a Suemi, aquela q te perguntava sobre os produtos do jp rssss...
    ta td de bom seu blog hein minina xD

    xoxo
    bjw

    ResponderExcluir
  19. Meninas obriga pela visitinha!! Pelo visto esse bolo não é muito apreciado por homens!rss

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Wow!! Que bolo apetitoso!!! Ficou todo lindo...


    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá Emília, olha eu nunca tinha feito bolo de banana, apesar de adorar muito,essa foi minha primeira receita, e quer saber... ficou uma delícia!!!!Obrigado por compartilhar essa maravilha de receita.

    ResponderExcluir
  22. Olá Emília? olha eu nunca havia feito bolo de banana, apesar de adorar,essa foi minha primeira receita.E quer saber? Ficou ótima!!!! obrigada por compartilhar essa maravilha.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos