1 de maio de 2009

Bolo de Amêndoas


Já faz um tempo que tinha visto nos blogs receitas de bolo de amêndoas, daí comprei um pacote de amêndoas moídas e deixei guardadinho; mas nessa semana, passeando pelos blogs, achei um bolo de amêndoas muito simpático, lá no blog da Janeca , e achei muito fácil de fazer, e lá ela dizia que a receita era da Andreia, que eu ainda não conhecia e que tem um blog muito bonito!
O bolo é um delícia, tem um sabor muito especial, apesar de ser um bolo muito simples. Fica uma massa úmida e leve.
A receita é pequena, fica um bolinho lindo, ideal para uma família de dois, como a minha!rs
Bolo de Amêndoas

  • 100 gr de amêndoas trituradas
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de açúcar baunilhado - não usei, coloquei um pouco de essência de baunilha
  • 1/3 de colher de chá de sal
  • 3 ovos em temperatura ambiente
  • 50 gr de manteiga ligeiramente amolecida
  • 2 colheres de sopa de whisky - usei brandy
  • 1/2 xícara de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Canela em pó para polvilhar - polvilhei com açúcar de confeiteiro

  1. Primeiro misture as amêndoas, açúcar, açúcar baunilhado e o sal.
  2. Depois acrescente o ovos, a manteiga e o whisky, bata tudo muito bem.
  3. Por fim acrescente a farinha e o fermento e volte a bater.
  4. Colocar em forma untada e forrada com papel vegetal.
  5. Levar para assar em forno pré aquecido, 180 graus. Faça o teste do palito. No meu forno 35 minutos foram suficientes.

37 comentários:

  1. Olá, Emília!!

    Amei os seus 2 blogs e o conheci através da sua reportagem na revista!!
    Parabéns e obrigada pelas dicas...
    Também moro no nihon e sei das dificuldades que tive para comprar certos produtos e você nos ajuda muito com suas dicas super valiosas...
    Fiz um blog e gostaria que visitasse...
    Você está na minha lista de blogs..
    bjos e sucesso sempre...
    Devanir Yonehara

    ResponderExcluir
  2. Tem um aspecto delicioso, super fofinho :)

    ResponderExcluir
  3. Este bolinho parece ser uma delícia. Posso levar um pedacinho??????????Beijinhos, querida.

    ResponderExcluir
  4. Emília que interessante não vai farinha de trigo né??
    ficou bem molhadinho!!!
    O blog Baunilha e Caramelo tem muita coisa boa!
    Hoje começou meu yasumi mas estou quietinha me recuperando de uma gripe!!To rouquinha menina!
    Bjs
    Bons feriados
    Valéria
    Papos de Anjo

    ResponderExcluir
  5. Esse bolo deve ter ficado uma delícia. Adoro amêndoas, canela...
    Bom final de semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Emilia ficou lindo!!! Um beijo:**))

    ResponderExcluir
  7. ficou um bolo lindo e delicioso :-)

    ResponderExcluir
  8. Esse bolos são os mais saborosos, especiais pra comer a qualquer hora. Um grande beijo !!

    ResponderExcluir
  9. Valéria vai um pouco de farinha sim, 1/2 xícara!

    Para todos que passaram por aqui um ótimo fim de semana!! Porque a gente merece né!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Emília!
    Obrigada pela visita.
    M.tas receitas boas por aqui...
    Bom fim de samana p/ vc.


    Anakoelho.

    ResponderExcluir
  11. Gostei também gostei muito da receita, por resultar numa massa bem molhadinha. Anotada!

    Ah, hoje fiz o Bolo de Tapioca que vi pela primeira vez aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Tem um aspecto bem apetitoso.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. Que bolo fofinho e delicioso, bom fim de semana, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Oi Emilia,
    lindo esse bolo, amei a corzinha dele, imagino sabor...como aqui somos quatro, só fazendo dois desses, rss...bjos :)

    ResponderExcluir
  15. Que lindo bolo adorei.
    deve estar uma delicia!!



    bjs

    ResponderExcluir
  16. Emília mãos de fada, maravilha!!!!
    bjss

    ResponderExcluir
  17. oi Emilia, tudo bem? agora voltei a vida de blogueira. :)
    eu uso muito farelo de amendoas nas minhas receitas sem gluten. gosto muito.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Bonito bolinho de amêndoa, adoro esse ingrediente, o seu ficou bem bonito.
    Por acaso também fiz um à pouco tempo, mas o meu não leva farinha. Caso queira ver a receita, está no meu blog.
    bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Nossa se leva amendoas não tenho duvidas do quanto é gostoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Emilia... amo bolo de amêndoas... esta receita com whisky/brandy não conhecia, que maravilha! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi..Mi..naum fiz esse bolo de amendoas que parece muito gostoso...mas fiz a receita de coquinho doce que vc me passou....enfim consegui fazer tudo certinho...e ficou igualzinho aqueles que vendem nos parques de exposicoes rsrsrs ....

    ResponderExcluir
  22. Oi querida, tudo bem?
    Esse bolo esta uma beleza, bem fofinho, úmido, deve ter ficado delicioso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Eu nunca tinha comido um bolo de amêndoas, mas como tinha visto muitas receitas nos blogs amigos fiquei muito curiosa, e adorei, tem um sabor muito especial!

    Beijinhos para todos que passaram por aqui!

    ResponderExcluir
  24. Então manda uns coquinhos queimados pra mim!!rsss

    ResponderExcluir
  25. Amiga parece tão fôfinho este bolinho!!! Maravilha!!! :)
    Bjcas.

    ResponderExcluir
  26. Mila querida me desculpe de só agora estar a responder e a comentar, mas a minha alergia teima em não passar, o que me deixa sem disposição alguma, quase que nem posso trabalhar e tudo pq aqui é Primavera, e já há 2 anos que me acontece.O seu bolo adorei! super fofo e muito bom de amendôa adoro bolo caseiro e então assim feito ainda mais. Amiga foi dia 3 de Maio dia das Mães de há uns anos para cá que assim é, pq quando eu era garota e até bem tarde era dia 8 de Dezembro dia da Nossa Senhora da Conceição depois mudaram e não sei o pq, claro que o dia das mães como o dia dos filhos,é todos os dias mas são tradições que ficam...eu meti o poste um pouco mais cedo, pq como não tenho posto nada, resolvi pôr no dia 1 que foi feriádo, e como tenho estado mal, pedi ajuda da minha filha a foto teve que ser aquela para caber no livro, e estou simples sem brilho algum, pq tinhamos tirado eu, e minha filha com celular por isso não está muito boa,mas era por ser pequenita querida beijinhos e espero que esteja tudo bem com o seu emprego, beijinhossss.

    ResponderExcluir
  27. Me encantou seus, blogs. E este bolo? perfeito!

    Passeando pela net encontrei seu blog e me encantei... Ja estou te seguindo...Caso queira conhecer meu blog, e quem sabe ate me dar a honra de seguir-me, ficarei feliz com sua visita...

    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  28. Emilia querida,
    AMEI este bolo de amendoas!! Ja anotei a receita!! Vou experimentar!
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Emília querida,

    Que delícia me deparar com esse maravilhoso bolo de amêndoas, em meu retorno à blogosfera (de casinha nova)!!!
    Estava com muita saudade de vc!!!
    Bjo enorme,

    Mari

    ResponderExcluir
  30. Oh... neste blog só se encontram receitas deliciosas!! Tenho de vir espreitar este cantinho mais vezes!! Beijinhos de Portugal!

    ResponderExcluir
  31. Perfeito pra minha família de dois também! As amêndoas têm um sabor especial mesmo.

    ResponderExcluir
  32. Nossa, 31 comentários!!! Tá famosa!? Emília, como dos outros esse bolo e sempre acho uma delícia. Vou tentar fazer!! Vou parar de comer do outros ja que vc deu passo a passo!!bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  33. Mila, passei para agradecer visto que estou em casa e de x em quando venho ao comp. pq nem trabalhar eu posso, sabe a minha alergia eu chego a estar 2 mêses assim, embora já tenha ido á médica, e antes de ir já tivesse tomado os comprimidos habituais, mas ela só me disse para continuar a tomar e mais nada...e tb me ataca mto mais de noite, pq fico com nariz tapado sem respirar, pondo gotas durante a noite pq é uma sensação má mesma, obrigada pelo comentário, já vi k dentro de dias é aí dia da mãe tb, e claro que dia da filha que vai mimar a mãe quando ainda não se tem filhos.Beijinhos grandes e olhe vou comentando dentro do possivel.

    ResponderExcluir
  34. Estou providenciando uns papéis de seda azul para embrulhar... e presentear...

    ResponderExcluir
  35. Tem um monte de receitas da amendoas moidas aqui em casa. Só que estão tão caras quanto as nozes. Fiquei com vontade, pena que não vou fazer. Beijos do Brasil

    ResponderExcluir
  36. Hum!!!Essas flores ali do lado... lindas...

    ResponderExcluir
  37. Tenho uma receita, mas esta fica bem diferente mesmo! Já anotei e a farei em breve!
    Bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos