22 de novembro de 2008

Enfim...Bolo de Tapioca




Hoje estou muito contente (^-^) , pois consegui fazer o meu tão sonhado Bolo de Tapioca! rss
Mas isso só foi possível porque a Andrea (Lady Kitchen) iluminou o meu caminho culinário!!
No post anterior ela me disse que usava as bolinhas de tapioca que tem aqui no Japão para fazer o bolo! Fui logo procurar no mercado e achei, aqui se chama tapioca, no Brasil é o sagu feito de mandioca; no final do post tem a foto para as meninas que moram aqui.


Fiquei com vontade de fazer esse bolo desde que vi a receita lá no Rainhas do Lar, onde a rainha Katita termina o post com a seguinte frase:
Não deixe a vida passar sem fazer um bolo de tapioca...

Pronto, daquele dia até hoje não tive paz!!rss Eu é que não ia deixar a vida passar sem fazer esse bolo!! rss
A receita completinha está AQUI no site das Rainhas; eu só fiz 1/4 da receita que renderam 4 forminhas de muffins.
Meninas, eu não sei como ficaria com a farinha de tapioca, mas uma hora eu descubro; mas com o sagu ficou maravilhoso, a concistência é ótima, úmida e leve! Eu adorei!!
Bolo de Tapioca feito com sagu
  • 1/2 xícara de sagu já triturado no liquidificador
  • 125 ml de leite (60 ml de leite e 65 ml de leite de coco)
  • 1/2 colher de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 gema peneirada
  • 1/2 xícara de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 25 gr de coco ralado
  • doce de leite para cobrir o bolo
  • coco ralado para polvilha
  1. O sagu triturado no liquidificador não chegou a virar farinha, ficou bem granulado.
  2. Misture o sagu triturado com os dois leites e deixe aí de molho até o sagu ficar todo hidratado. Deixei pouco tempo, um pouco mais de 2 horas, o sagu ainda estava úmido, e bem molinho, mas já não tinha líquido.
  3. Bata bem a manteiga com o açúcar e depois junte a gema.
  4. Junte o sagu aos pouco, depois a farinha também aos poucos, misture tudo muito bem.
  5. Acrescente o fermento e o coco ralado.
  6. Coloquei em 4 forminhas para muffins.
  7. Assei no forno a 180 graus por 40 minutos, forno pré-aquecido.
  8. Depois de pronto cobri com o doce de leite e polvilhei o coco ralado.

Para as meninas que estão aqui no Japão, esse é o pacotinho do sagu de mandioca que encontrei no mercado, aqui eles chamam de Tapioca, esse pacotinho tem 60 gr e foi suficiente para fazer a receita, rendeu justo 1/2 xícara.
Tenho outra dica, achei essa farinha e vi que tinha uma receita de bolo no verso, daí comprei para usar no bolo de tapioca; uma maravilha, ela é bem soltinha, não precisa peneirar!

34 comentários:

  1. OI querida emilia, NOSSA qta coisa boa por aki, sabe eu estou me controlando pra eliminar uns quilinhos,por isso q estou meio ausente,to naquela de muita salada e pouco carboidrato...mas nao deixo de visitar minhas queridas amigas virtuais...bjs emilia, bom fim de semana!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Emília!
    Nossa, você tem feito coisas maravilhosas ultimamente! :) Mas tive que comentar aqui, pois nunca ouvi falar de bolo que leva sagú! Fiquei curiosíssima, ainda mais pelo resultado, tão fofinho e apetitoso! Receita anotada!
    Bjs e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Emilia!!!Esse seu bolo parece estar muito bom!!!Kelly

    ResponderExcluir
  4. Emília minha linda, eu nunca fiz bolo de tapioca! Mas com esses seus elogios à receita, já sei que não posso deixar de fazê-lo de maneira alguma... =D
    Super beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú! Eu também tinha que fechar um pouco a boca, só tô que engordo!rss
    Andrea, e eu então, mal sei o que é farinha de tapioca, essa dica da sua xará foi dos deuses!
    Oi Kelly, olha eu gostei muito!!
    Mari, eu já estou em paz, fiz o bolo!!rsss
    Beijinhos meninas!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fiz bolo de tapioca... aiii, mas não vou deixar passar :)
    Fica com um interior fantástico!
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Emília querida, sou como vc.. coloco uma idéia na cabeça e não desencano até fazer! que bom que vc "matou a bichas" e comeu o seu tão sonhado bolo de tapioca!

    Um beijo grande, Glau

    ResponderExcluir
  8. Emilia, criatividade é tudo neste mundo. E a aparência está de dar vontade. bjos

    ResponderExcluir
  9. Emilia o teu bolo ficou muito lindo!!!Obrigada por tua preocupação com a minha saude estou um pouquinho melhor.Um beijinho...

    ResponderExcluir
  10. Ameixinha, não deixe passar mesmo, é um bolo de consistência diferente, muito gostoso!
    Ai Glau, matei as bichas mesmo!!rss
    Márcia e a gente aprende tanto com os blogs de culinária né?!
    Querida Natércia, espero que fique 100% boa.
    Edinha, estava muito gostoso, quentinho é uma delicia!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Querida,
    não sou fã de tapioca, mas a minha mãe é alucinada hehehe
    O seu bolinho ficou lindo.
    Parabéns
    bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Adorei, agora fiquei eu cheiinha de vontade de experimentar, tenho a tapioca granulada e com as dicas que dás é super fácil e delicioso, bjs

    ResponderExcluir
  13. olá emilia! O seu bolo de tapioca está com optimo aspecto.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Uhuu... menina esse bolo é bom demais, a minha receita é igual a sua, e realmente é dos deuses!
    Fiquei com água na boca aqui, sobrou um pedacinho aí? rs
    beijocas

    ResponderExcluir
  15. Parece super fôfo e deve ser delícioso! BJS.

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana, eu fiquei fanzona da tapioca já na primeira mordida!rss
    Nani, o bolo fica muito gostoso, se eu fosse você fazia!!rss
    Oi Amélia! Obrigada, ficou muito bom mesmo!
    Oi Andrea!!!!! Você é a culpada!!rss Menina, esse bolo quentinho é uma loucura!!rss
    Oi Piteca! Obrigada pela visitinha!!
    Beijinhos meninas, e bom começo de semana!!

    ResponderExcluir
  17. Eu que adoro um bolinho ainda não fiz bolo de tapioca, você acredita?
    Vou providenciar os ingedientes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Grande Emília...Que bolo mais diferente é esse menina!!!Adorei ....a idéia !!Danadinha a Andréa tb né...Garota cheia dos truques!!
    Vou aproveitar o meu pacotinho de sagú que está hibernando aqui no armário pra preparar esses bolinhos.Ficou fofinho né!!
    Beijão
    Valéria

    ResponderExcluir
  19. Nunca comi bolo de tapioca mas ele ficou com um aspecto tão bonito que não sei quanto tempo mais vou estar sem comer... :)
    Vou guardar a receita!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Donna! Obrigada!!
    Oi Luciana! Eu nem sabia que existia esse bolo até ver no site!
    Oi Valéria! Nossa a Andrea foi um anjo que caiu na minha cozinha!rss Faça mesmo Valéria, quentinho é uma maravilha!
    Oi Filipa! Espero que consiga provar logo, pois é muito bom!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. olá :) surpresa no blog dos piratas beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Opa!! agora sou até um anjinho, rs
    (vide aureola brilhando na minha cabecinha)!
    Obrigada pelo carinho, e estamos aqui pra isso mesmo, uma ajudar a outra! Quando precisar é so gritar, rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. que coisa boa emiliaaaaaaa....rsssss
    hmm,da proxima vez eu vo comprar essa farinha tbm entao!!!!!!!!
    =D

    ResponderExcluir
  24. Oi Emilia fiz o Hot Dog, está no forno!!! Esta semana ele deve pintar lá na Casa de Farinha.
    Bjks

    ResponderExcluir
  25. Sou fã de tapioca, de qualquer tipo. Não posso ver uma barraca de tapioqueiras que tenho que fazer um pitstop. Estou pra fazer um pudim de tapiocas mas ta difícil de sair. Esse bolo está com um aspecto maravilhoso. Poxa Emília, porque você está tão longe, heim!!! Grande beijo

    ResponderExcluir
  26. Klaudinha, obrigada!!
    Eu grito mesmo Andrea!!rss
    Oi Suemi, experimente fazer mesmo, é bem gostosinho!
    Oi Dani! Agora que vc falou me deu até vontade!rss
    Você disse pudim de tapioca? Faz logo Carol!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Tem um aspecto óptimo, esse bolinho de tapioca. Tão amarelinho,Emília, uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. capaz q dá pra fazer bolo com o sagu? guria, até 1 minuto atrás eu achava que sagu só dava pra fazer cozido no vinho !!!!!!

    que legal !!!!

    bom fds

    bjks

    ResponderExcluir
  29. menina, voc~e não é fácil, viu? de tapioca, humm qui dilícia!!!os japoneses devem estar doidos com vc!!! beijinho de Minas procê: Norma

    ResponderExcluir
  30. Oi Monica!!Obrigada!!
    Mas eu também Vivian!!rss
    Oi Norma! eu é que estou doida com a tapioca! rss
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Menina sou louca pra fazer este bolo e nunca tive coragem de ir pra cozinha fazê-lo, o seu ficou ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Nani, faça, pois é uma maravilha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos