23 de maio de 2012

Bolo de Laranja Super Fofinho - Receita Amiga

Oi gentem, esses dias passamos um "nervoso" básico, maridão teve que ir ao médico fazer uns exames, o médico achava que poderia ser pedra nos rins ou algum tipo de infecção; graças a Deus não era nem um nem outro. Mas até saber o resultado ficamos nos remoendo, o exame demorou mais de uma semana para ficar pronto, e isso deu asas à imaginação...muito desgastante; mas agora está tudo bem, bola pra frente!

A receita desse bolo de laranja eu peguei da Akemi, já disse pra ela que só vai dar receita dela aqui no Blog, rss, a Akemi é muito querida, mas não é por isso que faço as receitas que ela apresenta, é porque as receitas são realmente maravilhosas.

Eu sempre gostei muito daquele bolo que leva a laranja inteira, é mais pesado e tal, e tem sabor e aroma bem marcado.

Esse bolo de laranja é super leve, super fofinho e tem sabor e aroma bem discreto. Nem acreditei que eu é que tinha feito rss. O bolo some na boca de tão leve. E depois de provar esse bolo já não sei dizer se gosto do outro rss!

Tô preguiçosa!! "Roubei" o texto da Akemi.

Eu usei xícara de 200ml e não fiz a calda. E coloquei raspas de laranja na massa.

Bolo de Laranja  

* xícara medida de 240ml

Massa
4 ovos
2 xícaras de açúcar (usei 1½ xícara)
½ xícara de óleo (usei canola)
1 xícara de suco de laranja coado
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó

Na batedeira, bater as claras em neve. Sempre batendo, adicione o açúcar aos poucos. Em seguida, coloque as gemas, uma por uma, batendo bem a cada adição. Bata bastante até ficar esbranquiçado (uns 2 minutos). Incorpore o óleo em fio e o suco de laranja. Em velocidade baixa, vá colocando a farinha às colheradas, pulverizando. Raspe as laterais da tigela e bata muito bem. Por fim, coloque o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa numa forma de buraco no meio de 24cm bem untada e enfarinhada. Dê algumas batidinhas no fundo da forma e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por cerca de 35 a 40 minutos ou até ficar bem corado. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere amornar uns 10 minutos para desenformar. Enquanto isso prepare a calda.


1 xícara de suco de laranja coado

1 xícara de açúcar (usei ¾ xícara)
casca de 1 laranja cortada em tirinhas (tente cortar sem a parte branca)

Coloque tudo numa panelinha e misture. Leve ao fogo forte e deixe ferver. Vá retirando a espuma branca que aparecer na superfície e deixe apurar até engrossar levemente. Tire do fogo e despeje quente mesmo sobre o bolo.

Eu olho pra essa foto e minha barriga ronca rss...

Beijinhos e até logo!