21 de abril de 2012

Bolo de Fubá Cozido da Vovó Estela - Receita Amiga


Imaginem um bolo de fubá que derrete na boca quando está quentinho, e depois de frio é úmido e leve! Pra mim isso era inimaginável, bolo de fubá pra mim sempre foi aquele bolo que "esfarela", no bom sentido, é claro!

Gente, se eu soubesse que bolo de fubá cozido era assim, teria feito a muito tempo. Pra mim o fato de cozinhar o fubá não alterava essa característica "esfarelenta" dele,rs, é meninada... vivendo, comendo e aprendendo! rs

E aprendi com a nossa querida Akemi, que adora bolo de fubá; eu tenho que confessar que bolo de fubá não é um dos meus preferidos, mas como tenho uma irmã e uma cunhada que adoram fico de olho nas receitas, essa eu fiz pensando na minha irmã, que uma vez me perguntou sobre o bolo com o fubá cozido.

Acabei me atrapalhando com a receita, já estava com outro bolo no forno e já tinha outra receita para assar, por isso o bolo de fubá que era para assar em forno frio, foi com o forno super aquecido, e pior, esqueci de colocar dentro de outra assadeira...resultado: a lateral do bolo ficou torrada e o fundo um pouco queimado, mas não deu perda total não!  Tirei as bordinhas e ficou tudo certo!rs

E pra quem nunca fez um bolo com o fubá cozido deixo a dica: quando fui fazer o teste do palito (garfo) o bolo já estava douradinho, mas quando furei achei que estava crú, de tão molinho que estava,  mas o garfo saiu limpo, e o bolo já estava assado.

Eu só fiz meia receita e coloquei numa forma quadrada, por isso meu bolo ficou baixinho. O texto a seguir "roubei" da Akemi. As minhas observações estão em azul.

Bolo de Fubá Cozido da Vovó Estela

* xícara medida 240ml

2 xícaras de fubá
2 xícaras de açúcar (usei 1½)
2 xícaras de leite
½ xícara de óleo
1 colher (sopa) de erva-doce - não coloquei
3 ovos extra
100g de margarina culinária (usei manteiga sem sal) - usei margarina com sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
uma pitada de sal

Unte bem e polvilhe com açúcar refinado uma forma de anel de 24cm de diâmetro (eu ainda misturei um pouco de canela em pó ao açúcar).
- só coloquei o açúcar
Numa panela, coloque o fubá, açúcar, leite, erva doce e óleo. Misture com fouet para tirar os caroços e leve ao fogo. Sempre mexendo, deixe cozinhar até engrossar.
Tire do fogo e junte a margarina. Misture até incorporar. Espere amornar uns 15 minutos e junte as gemas e misture. Bata as claras com uma pitada de sal até ficar em neve firme. Peneire o fermento sobre a massa e junte as claras em neve. Misture com delicadeza até incorporar. Despeje a massa na forma e leve ao forno frio com uma assadeira por baixo da forma com a massa. Ligue o forno a 200˚C e asse por cerca de 45 minutos ou até dourar bem.
Tire do forno e deixe amornar uns 10 minutos antes de desenformar.

Beijinhos e até logo!