21 de abril de 2012

Bolo de Fubá Cozido da Vovó Estela - Receita Amiga


Imaginem um bolo de fubá que derrete na boca quando está quentinho, e depois de frio é úmido e leve! Pra mim isso era inimaginável, bolo de fubá pra mim sempre foi aquele bolo que "esfarela", no bom sentido, é claro!

Gente, se eu soubesse que bolo de fubá cozido era assim, teria feito a muito tempo. Pra mim o fato de cozinhar o fubá não alterava essa característica "esfarelenta" dele,rs, é meninada... vivendo, comendo e aprendendo! rs

E aprendi com a nossa querida Akemi, que adora bolo de fubá; eu tenho que confessar que bolo de fubá não é um dos meus preferidos, mas como tenho uma irmã e uma cunhada que adoram fico de olho nas receitas, essa eu fiz pensando na minha irmã, que uma vez me perguntou sobre o bolo com o fubá cozido.

Acabei me atrapalhando com a receita, já estava com outro bolo no forno e já tinha outra receita para assar, por isso o bolo de fubá que era para assar em forno frio, foi com o forno super aquecido, e pior, esqueci de colocar dentro de outra assadeira...resultado: a lateral do bolo ficou torrada e o fundo um pouco queimado, mas não deu perda total não!  Tirei as bordinhas e ficou tudo certo!rs

E pra quem nunca fez um bolo com o fubá cozido deixo a dica: quando fui fazer o teste do palito (garfo) o bolo já estava douradinho, mas quando furei achei que estava crú, de tão molinho que estava,  mas o garfo saiu limpo, e o bolo já estava assado.

Eu só fiz meia receita e coloquei numa forma quadrada, por isso meu bolo ficou baixinho. O texto a seguir "roubei" da Akemi. As minhas observações estão em azul.

Bolo de Fubá Cozido da Vovó Estela

* xícara medida 240ml

2 xícaras de fubá
2 xícaras de açúcar (usei 1½)
2 xícaras de leite
½ xícara de óleo
1 colher (sopa) de erva-doce - não coloquei
3 ovos extra
100g de margarina culinária (usei manteiga sem sal) - usei margarina com sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
uma pitada de sal

Unte bem e polvilhe com açúcar refinado uma forma de anel de 24cm de diâmetro (eu ainda misturei um pouco de canela em pó ao açúcar).
- só coloquei o açúcar
Numa panela, coloque o fubá, açúcar, leite, erva doce e óleo. Misture com fouet para tirar os caroços e leve ao fogo. Sempre mexendo, deixe cozinhar até engrossar.
Tire do fogo e junte a margarina. Misture até incorporar. Espere amornar uns 15 minutos e junte as gemas e misture. Bata as claras com uma pitada de sal até ficar em neve firme. Peneire o fermento sobre a massa e junte as claras em neve. Misture com delicadeza até incorporar. Despeje a massa na forma e leve ao forno frio com uma assadeira por baixo da forma com a massa. Ligue o forno a 200˚C e asse por cerca de 45 minutos ou até dourar bem.
Tire do forno e deixe amornar uns 10 minutos antes de desenformar.

Beijinhos e até logo!

18 comentários:

  1. Oi, Emília! Que bom que gostou da receita! Vc ainda deu sorte, eu precisei refazer a receita 3 vezes até ficar bom! rsss
    Eu tbm não gostava de bolo de fubá quando criança, mas depois que minha mãe fez esse tipo de bolo cozido, comecei a gostar e o resto da estória vc já sabe ne? ;)
    Obrigada pelo carinho!!!
    Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ai Emília, vc descreveu esse bolo tão bem que quase pude sentir o gosto!! Nossa deve ter ficado maravilhoso, sem falar do cheirinho de casa de vô que ele deve ter!!! Vou anotar bem essa receita, e agora com a chegada do frio, com certeza vai ser a sobremesa de umas das minhas Festinhas Básicas. Um grande beijo e parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Emilia, quando vi essa receita lá na Akemi tbém corri pra salvar, ainda não deu tempo de fazer, e o vídeo é bem explicadinho. O seu ficou lindo também, amo bolo de fubá e curiosamente nunca fiz de fubá cozido. Sendo da talentosa e querida Akemi e com seu aval, mais uma razão pra eu fazer em breve. Bjos ótimo domingo

    ResponderExcluir
  4. Olá Emília, não conheço a fuba mas o bolinho ficou com um aspecto ui ui!!
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da receita.
    me parece realmente ótima
    bj
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. P/ mim tb é o melhor bolo!!!Gosto tb do bolo de claras!!!
    Mas este sem dúvida é o meu preferido!!!
    Ficou lindo!!!
    Vou levar a receita!!!

    Bjs....

    ResponderExcluir
  7. Oi, Emília,


    Bolo de fubá cozido é a especialidade de minha mãe, rsrs. Este seu ficou super tentador, me deu vontade, viu? rsrs.

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ EMÍLIA!
    NUNCA FIZ BOLO DE FUBÁ COZIDO, GOSTEI MUITO DA
    RECEITA, O ASPECTO FICOU MARAVILHOSO.
    HOJE FIZ UMA RECEITA QUE VI LÁ NA JOSY, TBM FICOU
    DELICIOSO.
    A SUA RECEITA JÁ ESTÁ ANOTADA, BOLO DE FUBÁ É SEMPRE
    BEM VINDO, ADORO!

    BJS ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá Emília!
    Fiquei até com água na boca de tanta vontade de provar este bolo! Ficou super fofinho e parece bem, ser do jeito que vc falou... leve e umido! Vou ter que fazer!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Emília,
    Acabei chegando no seu blog porque estava pesquisando doces japoneses... Eu também sou descendente de japoneses e adorei muito o seu cantinho recheado de DELÍCIAS!!! Parabéns!!!
    Humm!!! Esse bolo parece DELICIOSO!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  11. este bolo no frio deve ficar uma delicia com chà

    ResponderExcluir
  12. Emilia, agora descobri algo em comum com a Akemi, pois também adoro bolo de fubá. Entretanto, o mais comum é -como você disse - encontrat bolos que esfarelam. Fiquei 'bege' ao ler essa receita interessantissima em que além de parte da massa ir ao fogo, o bolo vai para o forno frio e sobre assadeira. Assim que eu estiver liberada pela médica para ir para a cozinha, queto testar este bolo. A foto dele está linda! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  13. Essa imagem é de dar água na boca! Já anotei aqui a receita para testar. Beijos!
    www.temperosedesesperos.com

    ResponderExcluir
  14. Sempre faço desse bolo. Mas, ao invés da margarina, coloco 100gr de coco ralado. Fica maravilhoso!

    ResponderExcluir
  15. Vou copiar a receita ficou com uma cara de gostoso demais.
    Deve ficar ótimo com um chazinho.
    Me deixou com água na boca.
    Bjoos,
    Val
    Receitas, etc e Val
    valprazerdeviverbem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Quantas coisas boas!
    Às vezes me aventuro na cozinha e quando não estou lendo estou comendo... Rs.
    Parabéns pelo blog. Muito bom.
    Estou te seguindo e te convido a me fazer uma visita e se você gostar me siga também.
    Bjos
    Lu
    http://vergostarler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Emília. Eu estava procurando essa receita que aprendi quando morei em Juiz de Fora há mais de 20 anos. Quando aprendi, era receita dos 4 (4 ovos, 4 xic açúcar, ...) E lá eles chamam de Broa de Fubá, e não usava margarina. Adorei relembrar e vou voltar a fazer. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Fica bom também se colocar coco ralado 50 gr, ou i vidro pq de leite de coco junto com os ingredientes na panela!!bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita!!Beijinhos