19 de março de 2012

Gyuniku no Shogayaki - 牛肉の生姜焼き


Carne com gengibre é a receitinha de hoje, quem gosta vai amar, pois é uma receita simples e o prato fica muito saboroso.

Essa receita eu ganhei de um novo amigo lá do Rio Grande do Sul,Takuo Okada, que "conheci" graças ao blog; quando vi que era um cozinheiro da culinária japonesa me animei a pedir a receita da carne com gengibre, esperta eu né?! rs ;)

Pra quem é de Canoas-RS e gosta da culinária japonesa, deixo o Link do Sayori, onde podem entrar em contato com nosso amigo cozinheiro Takuo Okada.

A receita é muito fácil, pois usa ingredientes que usamos no dia a dia. Só vai dar trabalho cortar a carne fininha. Eu até tentei pular essa parte, pedindo para o açougueiro cortar, mas não ficou como eu queria...melhor cortar em casa mesmo rss. 

Gyuniku no Shogayaki

5 bifes de alcatra ou contra filé - eu usei +- 400 gr de alcatra; congelei e depois cortei bem fininho, acabaram virando "iscas" fininhas ao invés de bifes
2 colheres de sopa de gengibre ralado ou em palitos
4 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa açúcar
1 colher de sopa de sake ou vinho branco seco
pitada de ajinomoto - acabei temperando um pouco mais, coloquei um pouco de sal e um pouquinho de tempero pronto

Misture tudo e deixe marinar por 2 horas. Se deixar marinando por mais de 3 horas os bifes ficam despedaçando por causa do sake/vinho. Eu não aguentei esperar tanto rs

Em uma frigideira anti-aderente aqueça um pouco de óleo e junte a carne (pode colocar o caldo da marinada também), frite bem os bifes. Coloquei um pouco de cebolinha e de salsinha.

Sirva com repolho cortado bem fininho e arroz branco ou yakimeshi.

Beijinhos e até logo!!